São Paulo, Domingo, 22 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Água Rasa surgiu como extensão da Mooca

da Reportagem Local

A Água Rasa, na região sudeste da cidade, surgiu como uma extensão da Mooca, em um loteamento imobiliário, na década de 30, incorporando ruas dos vizinhos Tatuapé e Belém.
Na mesma época, o hipódromo da Mooca foi desativado, abrindo espaço para o loteamento, que receberia imigrantes, sobretudo húngaros e lituanos.
Em 1938, a Água Rasa -até hoje confundida com Alto da Mooca- passou a ser considerada distrito da cidade. Porém, nas várias reorganizações administrativas de São Paulo, voltou à categoria de subdistrito.
No livro "História e Tradições da Cidade de São Paulo", o historiador Ernani Silva Bruno conta por que a avenida principal da região chama-se Regente Feijó.
"Regente do Império (1835-1837), na cidade de São Paulo, Diogo Antônio Feijó viveu em uma chácara na Água Rasa (no local em que hoje está o asilo Anália Franco) e aí cultivou chá", escreveu Bruno.
A provável inspiração para o nome Água Rasa está no fato de a região ter sido uma grande várzea do córrego do Tatuapé. Esse córrego, já canalizado, deu lugar à avenida Salim Farah Maluf.


Texto Anterior: Financiamento: Plantão da CEF renegociará contratos
Próximo Texto: Alfaiate assistiu a evolução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.