São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2008

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PROMOÇÃO NO ESTANDE

Últimas unidades têm desconto

Comprador deve analisar características específicas desses imóveis, como vista e barulho

DA REPORTAGEM LOCAL

Outra modalidade de promoção bastante difundida é oferecer descontos na compra das unidades remanescentes.
Os meses anteriores à entrega do empreendimento costumam ser o período ideal para sair em busca desses imóveis.
"No final das obras a gente consegue fazer um desconto maior, para não ficarmos com o imóvel pronto pagando condomínio e IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]", afirma José de Albuquerque, diretor de incorporação da Brascan Residential/Company.
Apartamentos em andares baixos e coberturas são os que costumam ser vendidos por último. O comprador deve aproveitar os momentos finais da construção para conhecer mais detalhes desses tipos de imóvel.
Verificar como é a vista do apartamento e prestar atenção ao barulho da rua são algumas dicas para analisar se existem desvantagens em comprar esse tipo de unidade.
Durante a negociação, valores de empreendimentos parecidos na região podem ser usados como parâmetro.

Entrada
Outro caminho para obter vantagens na compra é aumentar o valor da entrada. As reduções são negociadas caso a caso.
"Existem taxas de desconto baseadas no fluxo de pagamento, de acordo com a tabela de vendas", explica Albuquerque.
Para quem acaba de receber o 13º salário, é bom lembrar que adiantar parcelas rende diminuição nos juros finais. É uma oportunidade para aumentar o valor inicial e negociar descontos no residual.
O mercado costuma trabalhar com reduções em até 15% do valor total do bem. No caso de promoções e pagamento à vista, essa taxa pode ser ampliada, mas os especialistas alertam para descontos que fazem cintilar os olhos.
"O mercado imobiliário tem preços com margens bem espremidas, o pessoal pagou caro pelos terrenos, os materiais sofreram aumento, não há gordura para enormes descontos", diz Feliciano Giachetta, da FGI Negócios Imobiliários.
Uma dica é checar o memorial do imóvel para verificar, por exemplo, a qualidade dos itens de acabamento.
"Tem o cliente que vai comprar o primeiro imóvel e está em um momento de sonho", conta Giachetta.

Segundo imóvel
Para o comprador de primeira viagem, promoções com brindes que são desejo de consumo podem ser importantes, apesar do baixo valor agregado.
Na compra do segundo imóvel, a escolha tende a ser mais criteriosa. Algumas empresas, como a Brascan, aceitam o imóvel anterior como entrada na compra de um novo. (CC)


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