São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentos exigidos para locação são poucos; locatários destacam economia e facilidades
Burocracia dá vez a dinheiro

da Reportagem Local

As facilidades de fechar um contrato de locação de imóvel são uma das principais vantagens destacadas por brasileiros que já passaram por essa experiência em Nova York. A ex-modelo e representante de moda Vera Almeida, 53, morou quatro meses, em 1989, num estúdio (apartamento com um único ambiente) próximo à catedral de Saint Patrick. Vera aproveitou sua estadia na cidade para fazer contatos comerciais e um curso de inglês. Ela não apresentou qualquer documento porque o imóvel era de uma amiga. Pagava R$ 1.500 por mês. "É uma região muito selecionada e tranquila", lembra ela, que vai para a cidade duas ou três vezes por ano.

Respeito
A designer de moda Sandra Senamo passa uma semana por mês em Nova York. Ela resolveu alugar um imóvel na cidade para garantir mais comodidade no seu trabalho. "No hotel não conseguia trabalhar sossegada." Além disso, ela também economiza dinheiro. "A diária de um hotel cinco estrelas custa US$ 300. Hoje, não gasto nem metade do que gastava com hotel." Sandra diz que seu trabalho é mais respeitado pelo fato de alugar um imóvel na cidade. "Eles sabem que não estou aqui só de passagem", afirma.

Segurança total
Já a empresária de moda Marilene Hannud, 48, morou seis meses em Nova York no ano passado, num imóvel alugado. Ela conta que seu apartamento ficava no mesmo prédio em que o milionário norte-americano Donald Trump tem um cobertura. Por isso, a segurança é reforçada. "Havia dois seguranças 24 horas só para detectar bombas. Estava supersegura." Morando sozinha, ela também tomou gosto pela cozinha, lugar da casa que não frequentava antes da experiência nova-iorquina. "A tecnologia doméstica dava prazer em ir para a cozinha. Você cozinha um macarrão em dez minutos", diz.

Procura exaustiva
A atriz e cantora Marianne Ebert, 28, mora em Nova York desde 94. Ela passou 15 meses hospedada em uma pensão só para moças. Nesse período, ela encontrou um imóvel de dois quartos, onde mora hoje. Para alugar o apartamento de dois quartos, Marianne teve de apresentar um fiador norte-americano e o comprovante de seus rendimentos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã