São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis distritos não têm obras

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Seis dos 31 distritos da zona leste ficaram no zero em lançamentos imobiliários verticais entre 1999 e 2003: Artur Alvim, Cidade Tiradentes, Iguatemi, Itaim Paulista, Jardim Helena e São Rafael.
"Nessas regiões predominam os conjuntos da Cohab", diagnostica Emílio Haddad, professor da FAU-USP. "Não são áreas de ocupação via incorporação."
Celso Amaral, da Amaral d'Avila Engenharia de Avaliações, diz que ainda há "muita área a ser ocupada nessas localidades", mas os habitantes não têm renda suficiente para atrair incorporadores. "Onde não há Cohabs geralmente existem favelas", caracteriza.
"E, com esse mercado de baixíssima renda, o índice de inadimplência é muito alto", ressalta Lucimar Fernandes, diretor administrativo da incorporadora Hernandez. "Isso afasta os investidores, que ainda têm de concorrer com construções ilegais e informais, mais baratas."
Além da questão do baixo poder aquisitivo da população, ele destaca a "falta de infra-estrutura" desses distritos. O cenário é ruim, mas traz a vantagem de ofertar terrenos baratos. (EV)


Texto Anterior: Apartamentos pequenos são maioria
Próximo Texto: Metodologia: Estudo usou dados da prefeitura e de fontes privadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.