UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade investe hoje em arte moderna

DA ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

A arte moderna é a alma do plano do empresário americano Craig Robins, proprietário do grupo Dacra, de transformar o Miami Design District (a noroeste de Miami) numa espécie de Soho.
A idéia é revitalizar o bairro, a exemplo do que ele mesmo fez em South Beach, nas décadas de 80 e 90, bairro que hoje é referência de arquitetura inspirada no estilo art déco. No Miami Design District, Robins já reformou 20 prédios. Está preparando mais 15.
"Olhei para lá como um movimento estético", explica. As mudanças no Miami Design District, que começaram em 1995, incluem planejamento urbanístico rigoroso, até com a abertura de ruas nos quarteirões maiores.
"As pessoas desconfiaram do meu plano, mas também não acreditavam em mim quando comecei a trabalhar South Beach."
Para dar ao bairro um ar moderno, ele está espalhando pelos prédios murais, esculturas e instalações de artistas engajados nesse movimento artístico.
O reflexo da investida é que o valor dos aluguéis já é quatro vezes maior que em 1995. Algumas grifes já chegaram, como a Knoll, a Holly Hunt e a Leah's Place, que vende para Michael Jackson.
Mas Craig Robins não investe só em prédios existentes. No residencial Aqua -um condomínio de luxo na Allison Island-, o desafio é construir o lugar.
A integração cada vez maior das vizinhanças, nos moldes do "novo urbanismo", é a meta final do projeto, que tem como base a arquitetura e a arte modernas. "Desenhar um bairro não é só pensar nos edifícios, mas no contexto em que vão funcionar." (NB)


Nathalia Barboza viajou a convite do Dacra Group

Texto Anterior: Transformação
Próximo Texto: Plano diretor em debate: Casa em Aricanduva tem até comportas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.