São Paulo, quarta-feira, 01 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Maior feira de informática do mundo mostra sistemas on line para viagem
A Internet está em toda parte

RODOLFO LUCENA
enviado especial a Hannover

Internet de bolso, Internet para viagem, Internet sem fio, Internet aqui, ali, em todo o lugar. Essa é a mensagem que manda a CeBIT, maior feira de informática e telecomunicações do mundo, que termina hoje em Hannover, na Alemanha, depois de uma semana plena de novidades, política e festa.
Na feira, que enche de tecnologia de todo o tipo enormes pavilhões, a palavra-chave era uma sigla ainda pouco conhecida da maioria dos usuários, WAP, que significa protocolo para aplicações sem fio.
O palavreado pode ser complicado, mas a mensagem é simples: trata-se de um padrão para apresentação de conteúdos em aparelhos sem fio. Não apenas os já conhecidos micros de mão, os PCs de bolso, mas especialmente os onipresentes telefones celulares, que estão se transformando em engenhocas cheias de menus, capazes de mandar e-mail -é claro- e ainda fazer compras pela Internet ou acessar a conta bancária para fazer uma transferência de dinheiro.
Essa parece ser a próxima era da idade da Internet, mas isso não significa que todo o resto do mundo digital tenha sido deixado para trás. Monitores de plasma de 1,50 m de largura, por exemplo, fazem a alegria de qualquer usuário, seja para ver TV, seja para disputar um game. Câmeras digitais ganham cada vez maior capacidade para produzir fotos superdefinidas, a preços razoáveis. Tudo isso acompanhado do melhor som, evidentemente no padrão MP3 -agora também em celular.


Próximo Texto: Hannover revela novos rumos para o futuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.