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Carros internéticos e gente pintada fazem a festa
do enviado especial
A seriedade do mundo corporativo e engravatado que domina a
CeBIT é quebrada pelas velhas
fórmulas marqueteiras que são
vistas em quase todas as feiras, de
informática ou não.
Aqui, o clima não contribui para que modelos e atendentes dos
estandes se destaquem pela pouca
roupa, forçando então a criação
de outros pontos de atração.
Um óbvio são os cabelos. Várias
empresas optaram por mostrar
sua "tchurma" com perucas coloridas, algumas no padrão verde-limão. Houve quem fizesse dos
demonstradores um vermelhão
só.
Marketing com brindes
Além de pintados e fantasiados,
havia bichos e monstrinhos representando algumas empresas, e
homens vestidos de robôs procuravam mostrar o avanço dessa ou
daquela marca.
Farta distribuição de brindes foi
outra arma de divulgação, e era
até divertido ver sisudos cavalheiros e empertigadas damas carregando balões de gás em formato
de celular ou de letra.
Em alguns estandes, mágicos
faziam truques para atrair visitantes; em outros, cantores e dançarinas eram as estrelas. Uma das
apresentações mais inusitadas foi
a de um artista que fazia escultura
em gelo usando uma pouco
"high-tech" motosserra ao som
de "Carmina Burana".
Do ponto de vista do marketing
tecnológico, em uma feira na qual
Internet em movimento foi a palavra de ordem, a atração foram
os carros com recursos para usar
a rede mundial.
Um dos mais interessantes estava no estande da HP. Trazia um
rádio cheio de funções, inclusive
capaz de ler e-mails e aceitar mensagens ditadas.
Desenvolvido pela Becker Online Pro, tem um toca-CDs que pode ser usado para um CD-ROM
de navegação, por exemplo.
Para música, traz um cartão de
memória capaz de gravar 12 CDs
convencionais. Chega ao mercado europeu dentro de três meses,
aproximadamente, e vai custar o
equivalente a R$ 3.800.
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