São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDE PESSOAL

Complemento de Firefox permite adicionar novas funções a sites

Com scripts, Greasemonkey muda o visual de páginas e remove elementos

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você anseia por melhorias em um site que visita frequentemente, nem sempre precisa esperar que elas sejam implementadas: o complemento gratuito Greasemonkey, para Mozilla Firefox, permite adicionar novas funcionalidades a sites, remover elementos indesejados e mudar o visual deles.
Dá para fazer os resultados do Google aparecerem em duas colunas ou deixar maiores as fotos dos seus amigos no Orkut, por exemplo.
Para instalar o Greasemonkey, abra o Firefox, clique em Ferramentas e escolha Complementos. Na aba Adicionar, faça uma busca por Greasemonkey. Localize-o e clique em Adicionar ao Firefox. Você deve reiniciar o navegador para concluir a instalação.
As modificações nos sites são feitas por meio de scripts, criados por desenvolvedores do mundo todo. Para instalá-los, acesse userscripts.org e faça uma busca pelo nome de um site (Facebook, por exemplo). Quando localizar um script de seu interesse, clique em Install.
No canto inferior direito do Firefox, surgirá o ícone do Greasemonkey -um macaquinho. A partir dele, você pode gerenciar os scripts instalados ou desabilitar o complemento.
Uma boa pedida é o complemento auxiliar Greasefire, que facilita a localização de scripts.
Depois de instalar o Greasefire, o ícone do macaquinho ganhará um fundo colorido quando você entrar em um site para o qual existam scripts. Ao clicar nele com o botão direito, haverá uma opção informando o número de scripts disponíveis para aquele site (340 scripts available, por exemplo).
Clicando nesse item, surgirá uma janela a partir da qual é possível instalar os scripts e listá-los por popularidade.
Um problema comum no uso do Greasemonkey é quando há mudanças no desenho de uma página -os scripts podem parar de funcionar até que uma nova versão seja lançada pelo criador do script ou por outra pessoa, já que o complemento é baseado em código aberto.
Há uma edição para Internet Explorer (www.gm4ie.com), mas sua última versão data de 2006 e há poucos scripts disponíveis. Uma alternativa mais abrangente para usuários do navegador da Microsoft é o IE7Pro (www.ie7pro.com).
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Em alta, iPhone concorre com os consoles portáteis DS e PSP
Próximo Texto: Scripts
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.