São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Converse com amigos virtuais e reais

DA REPORTAGEM LOCAL

Quer jogar conversa fora no feriado? Então converse com o seu próprio computador. Impossível? Nem um pouco. A internet tem diversos simuladores de conversação, que são programas criados com inteligência artificial.
O internauta pergunta, e eles respondem. Não é a mesma coisa que jogar conversa fiada na mesa de um bar, mas deixa a boa sensação de que as máquinas dificilmente chegarão a dominar o mundo um dia.
Em português, é possível se divertir com Cybelle (www.cybelle.com.br) e com Roberta (www.robertabot.com.br). A primeira é uma ruiva robótica que tem até voz, e a outra, uma bela morena.
Em um teste feito pela Folha, Cybelle fez a mesma pergunta duas vezes. Depois de avisada da repetição, respondeu: "Lamento, mas não tenho capacidade de armazenar dados. Por isso, muitas vezes me repito ou não lembro o que outras pessoas conversaram comigo".
Em inglês, há mais opções. Yeti (www.newweb.net/diversions/yeti.htm), um abominável homem das neves, faz o internauta se divertir por causa do terrível mau humor que tem. Para adolescentes, há Brian, um estudante de 18 anos, em www.strout.net/info/science/ai/brian.
Mr. Mind (www.mrmind.com/mrmind3) talvez deixe o internauta um pouco irritado. Ele é um cérebro que se sente superinteligente e faz você provar que é um humano. Responde até qual é o seu filme preferido: "O Poderoso Chefão".

De carne e osso
Caso queira conversar com alguém sobre os temas da atualidade na política, na economia ou no cinema, esqueça os simuladores. Procure as salas de bate-papo tradicionais. As páginas http://chatter.uol.com.br, www.batepapo.com.br e www.nossochat.com.br são algumas opções. Caso queira ver com quem está falando, visite www.chatpal.com.br, que permite o uso de webcams. Para tentar arrumar uma paquera, visite www.uol.com.br/amigosvirtuais.




Texto Anterior: Conheça a origem da data
Próximo Texto: Encontre mulheres e homens bonitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.