|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Reportagem de capa
Alta resolução nem sempre é necessária
PRIORIDADES - Zoom e acessórios para evitar retratos tremidos são mais importantes do que a quantidade de megapixels
DA REPORTAGEM LOCAL
O número de megapixels oferecido pela câmera digital não deve ser a principal preocupação dos fotógrafos amadores.
Para os retratos do dia-a-dia, outros recursos das máquinas, como o zoom, podem ser bem mais importantes.
Imagens produzidas com a resolução máxima de uma câmera potente ficam grandes demais para serem exibidas na tela do micro e ocupam muito espaço no cartão de memória.
Por outro lado, mesmo as fotos tiradas com máquinas básicas, com resolução a partir dos 3 Mpixels, podem ser impressas em 10x15 cm e publicadas em álbuns on-line com qualidade bastante razoável.
A abundância de megapixels aumenta o tamanho e a nitidez da foto. Isso facilita a edição e a pós-produção da imagem, mas não traz grandes benefícios para o fotógrafo amador, que não tem a intenção de modificar os retratos radicalmente.
Basta comparar o tamanho das imagens produzidas pelas câmeras mais potentes, que passam dos 3.200 pixels de largura, ao tamanho da área de trabalho do micro, que geralmente tem 1.024 pixels de largura por 768 de altura.
Pau a pau
A Folha fez fotos idênticas com câmeras da mesma linha, uma Canon PowerShot SD630, de 6 Mpixels, e uma SD850, de 8 Mpixels. O cenário dos testes foi a torre do edifício Altino Arantes, famoso prédio do Banespa no centro de São Paulo.
Em retratos abertos da paisagem, as duas câmeras mostraram resultados ótimos, mas bastante semelhantes.
As principais diferenças ficaram por conta do espaço gasto para armazenar os arquivos e da eficiência do zoom digital.
As fotos da SD850 ficaram, em média, com 4,2 Mbytes; as imagens de 6 Mpixels ocuparam de 1,2 Mbyte a 3 Mbytes.
A superioridade na qualidade das imagens apresentada pelo modelo mais sofisticado pode ser considerada dispensável para usuários que não pretendem imprimir as fotos.
Tanto a resolução de 3.264x2.448 pixels da câmera mais potente quanto os 2.816x2.112 pixels do modelo mais básico são mais do que suficientes para publicação na internet, edição básica e impressões no formato 10x15 cm.
De acordo com medição do visualizador de imagens Irfan View (www.irfanview.com), a foto da SD850 poderia ser impressa com 27,6x20,7 cm em qualidade ideal (300 DPI).
O software indicou que a foto da SD630 poderia ser impressa com 23,8x17,9 cm.
Zoom
As imagens capturadas com o zoom óptico das câmeras SD630, de 3x, e SD850, de 4x, ficaram bastante semelhantes.
Quando o zoom digital foi acionado, o conjunto da câmera mais potente fez a diferença.
Apontando para uma Kombi, as fotos, feitas a 161 metros de altura com o zoom digital no máximo, ficaram razoavelmente nítidas com a SD850.
Com a máquina menos potente, os contornos e as cores da cena foram prejudicados.
Veja detalhes das imagens citadas no blog www.folha.com.br/circuitointegrado.
(JB)
Texto Anterior: Multimídia: Vídeo de mulheres de quadros famosos faz sucesso Próximo Texto: Aumento da fotografia com recursos digitais produz defeitos nos retratos Índice
|