|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Aumento da fotografia com recursos digitais produz defeitos nos retratos
DA REPORTAGEM LOCAL
Quando o assunto é zoom, o comprador deve ficar bastante atento ao ler as informações que são impressas nas embalagens das câmeras digitais.
As máquinas usam dois recursos para ampliar o assunto fotografado: um é mecânico, o outro é digital. O primeiro é capaz de manter a qualidade das imagens; o outro, não.
Essa diferença nem sempre é explicada nos anúncios, que misturam as duas configurações, multiplicando o zoom digital pelo óptico -o que, na prática, não resulta em fotos com boa qualidade.
Essa confusão ocorre porque a medida do alcance do zoom é a mesma para os dois tipos de recurso de aproximação.
Um modelo vendido como 15x, por exemplo, pode aumentar imagens em seis vezes, pois algumas fabricantes podem dizer que o número é a multiplicação de 3x do zoom óptico por 5x do zoom digital.
Diferenças
No efeito alcançado por meio de zoom óptico, a aproximação é obtida com o ajuste das lentes e garante a reprodução fiel de detalhes.
O mesmo não acontece com o zoom digital, um truque eletrônico que recorta e estica um pedaço da imagem exibida.
Como resultado dessa gambiarra, os pixels ampliados perdem resolução. Quanto mais zoom digital, mais quadradinhos da imagem ficam com a mesma cor, eliminando detalhes em contornos e sombras.
A imprecisão do zoom digital é tanta que certas câmeras vêm com a opção desabilitada.
Para saber quando a sua câmera passa do zoom óptico para o digital, observe que a barra que indica a aproximação tem uma separação. Geralmente, quando o cursor ultrapassa essa marca, a ampliação digital é acionada.
(JB)
Texto Anterior: Reportagem de capa: Alta resolução nem sempre é necessária Próximo Texto: Mecanismos para correção automática são limitados Índice
|