São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

Aprenda a armazenar e ver arquivos no cartão de memória

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

- "Qual é o modo correto para gravar e exibir as imagens armazenadas no cartão de memória Memory Stick Duo em uma câmera digital Sony Cyber-shot ? Eu utilizo o Windows Explorer para a função de copiar os arquivos de fotos do meu computador e colar no cartão de memória, mas não consigo visualizá-los na minha câmera. Existe algum programa específico para essa tarefa?"
MAURICIO MASSAO ORUI

Resposta - A resposta apresentada a seguir pode ajudar usuários que possuem câmeras digitais de outras marcas e modelos. Não há problema nenhum em usar o Windows Explorer para copiar as fotos armazenadas no cartão de memória da sua câmera.
Como padrão, a maioria das câmeras digitais cria uma pasta chamada DCIM no cartão de memória. Dentro dessa pasta são criados outros diretórios nos quais são armazenadas as fotos.
O nome dado a essas pastas vai depender das definições escolhidas pelas fabricantes.
Se você copiar as fotos do micro para uma dessas pastas, elas poderão ser visualizadas e exibidas na câmera sem problemas.
Se você copiar para o diretório-raiz da pasta, ou seja, para fora da pasta DCIM, elas provavelmente não serão visualizadas automaticamente pela câmera.
Outra opção é usar os menus da câmera para procurar fotos armazenadas na própria memória interna .
Confira também o formato das imagens que você copiou. O padrão JPEG é aceito por praticamente todos os modelos de câmera digital.
O TIF e o PNG, por outro lado, podem não ser reconhecidos pelo software interno da máquina.

Veja como descobrir se um vídeo está realmente corrompido

- "Recebo alguns e-mails com a extensão MPEG e não consigo abri-los. Aparece um aviso dizendo que "não é possível executar o arquivo" ou que "o arquivo está corrompido". Depois disso, clico em mais informações e aparecem alguns números. Não consigo , em hipótese nenhuma, abrir o referido arquivo."
JOÃO BATISTA DE PAULA CARDOSO

Resposta - O primeiro passo que você deve tomar é averiguar se o arquivo de vídeo MPEG não está efetivamente corrompido.
Se possível, copie o documento para outro computador e tente executá-lo novamente.
Se ele apresentar mais uma vez o mesmo comportamento, realmente há problemas internos que impedem a exibição do conteúdo do arquivo.
Se ele funcionar, você talvez tenha que reinstalar o tocador de vídeos do seu computador.
O leitor não especificou com qual programa tenta executar os vídeos. Assumo que seja o Windows Media Player, que já vem instalado no sistema da Microsoft.
Se ele toca outros vídeos em MPEG no seu micro, é outro indício de que o arquivo recebido está corrompido.
Experimente baixar o programa Kmplayer, que está disponível no site kmplayer.en.softonic.com.
Se ele tocar o vídeo normalmente, o seu programa tocador de vídeos é que deve estar com algum problema.
Considere também que alguns vírus são enviados com disfarces.
Muitas vezes um arquivo que possui uma extensão não é necessariamente daquele tipo. Verifique também a fonte que está enviando os arquivos.


Texto Anterior: [+] Adeus, cabo: Máquinas têm conexão sem fio
Próximo Texto: Reportagem de capa: Brasileiro procura a sua terceira câmera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.