São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

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Reportagem de capa

Brasileiro procura a sua terceira câmera

NOVOS CONCEITOS - Consumidor não baseia compras no maior número de Mpixels e presenteia familiares com as digitais

DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte dos consumidores brasileiros já está pensando em comprar a sua terceira câmera digital, e os modelos com mais de 10 Mpixels, já presentes no mercado, não estão entre as opções mais populares.
A previsão é da direção da 15ª edição PhotoImage Brazil, feira que reunirá mais de 300 marcas em um evento para o mercado profissional, em São Paulo, na próxima terça-feira.
"Desde o final do ano passado, os modelos mais procurados pelos brasileiros são aqueles que têm resolução entre 5 e 6 Mpixels", diz a diretora da feira, Duda Escobar.
Ela cita os números do instituto GFK (www.gfkms.com.br), que registrou a preferência nacional pelos modelos com um "calibre" médio.
Cerca de 24%, das 212.420 câmeras vendidas no primeiro trimestre de 2006 tinham resolução na faixa dos 6 Mpixels.
No mesmo período deste ano, a escolha por modelos dessa categoria representou 60% das vendas.
Esse cenário mostra a importância que recursos adicionais, como zoom e ajustes de flash, têm na hora da escolha.
A organização da feira também mostra-se otimista quanto ao crescimento do mercado de câmeras digitais.
Escobar crê que o consumidor brasileiro não tem receio de trocar suas câmeras atuais por outras, pois aumenta a vida útil de suas máquinas usadas transformando os aparelhos em presentes para a família.
"Na época dos rolos de filme, era um perigo usar a máquina do seu pai e estragar tudo. Era tudo muito caro e ninguém podia mexer na câmera ", relembra. "Atualmente, graças à facilidade de uso e aos preços baixos, as câmeras podem ser usadas por gente cada vez mais jovem", diz Escobar.
Tamanho do bolo
De acordo com números do IDC, os brasileiros compraram 2,5 milhões de câmeras digitais no ano passado. Em 2005, a marca foi de 1,5 milhão de máquinas vendidas. Esse desempenho reflete o momento do mercado latino, que também cresceu mais de 50% no período.
Para continuar a crescer, a indústria já prepara um arsenal de novidades para 2008.
"Acredito que a conectividade será a tônica dos lançamentos de 2008", diz Escobar, que revelou à Folha que o tema da edição do ano que vem da PhotoImage Brazil deve tratar desse assunto.
(JB)


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