São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

ALTA-FIDELIDADE

Sites e programas dão acesso a gravações com áudio surround, mais envolvente do que o estéreo tradicional

Rádios on-line oferecem som multicanal

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte dos internautas usa o computador para ouvir música. Os arquivos MP3 são campeões de popularidade, mas a próxima geração do áudio digital já está na rede. É o som surround, que emprega vários canais para criar uma sensação mais envolvente do que as tradicionais gravações estereofônicas.
Vários sites já oferecem músicas surround. Para tocá-las, o micro precisa ter, além de uma conexão de banda larga e pelo menos cinco caixas de som, uma placa de som multicanal. A Intel começou a incluir essa peça como equipamento de série nas placas-mãe de alguns PCs novos, mas ela pode ser acrescentada a qualquer micro.

Som surround
O formato Windows Media Audio Professional, da Microsoft, aceita gravações surround. Elas ainda não se popularizaram, mas há alguns arquivos no site www.microsoft.com/windows/windowsmedia/9Series/
GettingStarted//DemoCenter/AudioQuality.asp
(eles estão na seção Surround Sound).
Para ouvir as demonstrações, é preciso que o micro tenha o sistema Windows XP e o tocador Windows Media Player 9. O RealPlayer 10 (www.real.com) também toca em surround e dá acesso a muitas gravações -para encontrá-las, basta digitar a sigla 5.1 no campo de busca do programa.
O site Tuner2 (www.tuner2.com) se destaca pela simplicidade e pelo avanço tecnológico. Seu repertório é limitado -até a conclusão desta edição, havia apenas uma emissora surround, com a abertura de uma segunda prometida para ontem-, mas as transmissões são fáceis de sintonizar.
Basta ter a última versão do programa Winamp (disponível gratuitamente em www.winamp.com). O diferencial técnico é que o Tuner2 não oferece os arquivos para cópia. Eles são enviados via streaming, ou seja, dispensam download prévio -basta clicar nos links para ouvir as transmissões no formato MPEG-4.
Esse formato é uma evolução do MPEG-2 Layer III, ou MP3. Os criadores do MP3 já desenvolvem sua tecnologia surround, a Iosono (www.iosono-sound.com), que tem como suposta vantagem a uniformidade acústica: o ouvinte não precisaria ficar bem no meio das caixas acústicas para sentir o efeito envolvente do som. O Iosono exige um computador especial, mas seus inventores dizem que o sistema também funcionará com PCs comuns. A primeira demonstração ao vivo da tecnologia será num concerto no próximo dia 17, na Alemanha.
Em variedade e qualidade, o site www.sr.se/multikanal/english/Ihe_index.stm, da rádio pública da Suécia, é o melhor. Ele oferece uma extensa coleção de arquivos multicanal (clique no link Sound Archive) e adota o formato DTS-ES. Esse formato proporciona melhor fidelidade de som, pois as gravações são digitalizadas com uma taxa de bits (bitrate) maior. A desvantagem é que os arquivos ficam muito grandes -a gravação de um concerto de 68 minutos, que é o destaque do site, tem 712 Mbytes.

Ginástica técnica
Ouvir o repertório multicanal dessa rádio exige uma certa ginástica, mas vale a pena. Se você simplesmente abrir os arquivos, ouvirá apenas chiado. É preciso gravá-los num CD, usando a opção CD Audio do programa de gravação (se você não tem um software do tipo, instale o CDBurnerXP, que é gratuito e está em www.cdburnerxp.se/downloadsetup2.php).
Os discos multicanal podem ser tocados em drives de CD-ROM, mas há um detalhe curioso. Se a reprodução não funcionar, você terá de desligar o cabo de áudio analógico que conecta, dentro do PC, o drive à placa de som. Uma dica: para obter máxima fidelidade, desative todos os efeitos especiais da placa de som.


Próximo Texto: Conjunto tem placa boa e caixas ruins
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.