São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda siglas e saiba escolher acessórios

DA REPORTAGEM LOCAL

A evolução do áudio digital trouxe um emaranhado de siglas e números (7.1, 24/ 192 e relação S/N, por exemplo), mas é fácil decifrá-lo. Primeiro o mais simples: se uma placa de som é 7.1, isso significa que ela tem oito canais de áudio -três para as caixas acústicas frontais, dois para as laterais, dois para as traseiras e um para os sons muito graves, que são desviados dos sete canais e reproduzidos por um alto-falante chamado subwoofer.
O som produzido por uma placa 7.1 conectada a um conjunto de oito caixas é muito mais envolvente do que o produzido por um sistema estereofônico, que tem apenas dois canais. Por isso, vale a pena incluir essa novidade no micro.
Se você quer economizar ou pretende instalar as caixas numa sala pequena, pode optar por uma placa 5.1, que não tem os canais laterais. Vale lembrar que as caixas não precisam ser da mesma marca que a placa de som. Ao instalar o sistema em torno do micro, opte por um pacote de caixas amplificadas, mas o melhor é conectar o PC a um home theater -o seu aparelho de som precisa ter entrada analógica multicanal.
Quem gosta de jogos também pode se beneficiar do som envolvente, mas evite as placas de som externas. Elas são fáceis de instalar, mas consomem parte da capacidade de processamento do micro, prejudicando o desempenho dos games. (BG)


Texto Anterior: Conjunto tem placa boa e caixas ruins
Próximo Texto: Resolução é medida em bits
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.