São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALTA-FIDELIDADE

Sites oferecem trailers e curtas-metragens com até seis vezes a resolução de um DVD; novidade requer PC potente

Vídeo de alta definição chega à internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Acompanhando o progresso da TV digital, os DVDs vão ganhar versões melhoradas -dois padrões, Blu-ray e HD-DVD, disputarão o mercado. Mas, enquanto eles não chegam, já é possível usar o micro para assistir a vídeos de alta definição. O formato Windows Media HD (WMV HD) permite ver vídeos com resolução de 1.920x1.080 pontos -seis vezes a qualidade dos DVDs atuais. Na internet, há pelo menos dois sites que já oferecem vídeos nesse formato.
Um deles é da Microsoft (www.microsoft.com/windows/windowsmedia/
content_provider/film/ContentShowcase.aspx
), com uma seleção de trailers. Para ver os arquivos de resolução máxima (1.080p), é preciso ter um micro com Windows XP, chip de 3 GHz, 512 Mbytes de memória RAM e conexão de banda larga para baixar os arquivos, que são grandes (cada minuto de vídeo tem aproximadamente 60 Mbytes).
A placa de vídeo precisa ter 128 Mbytes, o que não é muito, mas há uma barreira -a maioria dos monitores não atinge 1.920x1.080 pontos (para verificar a resolução do seu, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Propriedades, abra a guia Configurações e arraste o botão Resolução para a direita).
Se o seu micro é rápido, mas a tela fica devendo, acesse o site hidef.atomfilms.com. Depois de instalar o programa fornecido, selecione a opção WMV HD para ter acesso a curtas-metragens gravados num formato intermediário, que se chama 720p (1.280x720 pontos) e é usado na TV de alta definição dos EUA. O site, que não informa o tamanho dos arquivos, promete enviar automaticamente dois filmetes em WMV HD a cada semana. (BG)


Texto Anterior: Softwares organizam coleção digital
Próximo Texto: Nos EUA, micro capta TV digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.