São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOSTALGIA

Lançado em 1991, Super Nintendo inaugurou era de games 3D e, apesar de ultrapassado, continua em uso

Fãs mantêm vivo videogame antigo

Reprodução
Super Nintendo, que foi lançado há 13 anos e ainda hoje tem fãs


JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lançado há 13 anos nos EUA, o Super NES (Nintendo Entertainment System), que ainda encanta jogadores, trouxe aos consoles domésticos gráficos e sons melhores, além de games clássicos, como Super Mario World, The Legend of Zelda e Street Fighter II.
Criado para disputar mercado com o Sega Genesis, também de 16 bits, o SNES tinha um controle mais incrementado e contou com uma constante melhoria na técnica de produzir jogos.
Ainda gravados em cartuchos, jogos como Star Fox (1993), Donkey Kong Country (1994) e Killer Instinct (1995) foram responsáveis pela introdução de personagens e cenários em três dimensões nos games domésticos.
No endereço www.vgmuseum.com/systems/snes, os nostálgicos podem conferir especificações técnicas e outras curiosidades do aparelho. No site World of Super NES (www.world-of-video-games.com/snes/super_nes.shtml), existe uma relação dos jogos e imagens de suas fases finais.
As vendas do videogame e de seus cartuchos começaram a cair em 1996. O motivo foi o lançamento do Sega Saturn e do Sony PlayStation, que tinham 32 bits e armazenavam os jogos em CDs, oferecendo mais qualidade.
Nesse cenário, um console de 64 bits da Nintendo foi lançado e tomou o lugar do SNES nos planos da fabricante.
No Brasil, o Super Nintendo ainda pode ser encontrado à venda em algumas lojas de eletrodomésticos, porém é difícil obter versões originais de seus cartuchos e acessórios.

Resistência
Para fãs do SNES, como o programador Rodrigo Nazaro, 20, nem a tecnologia avançada dos novos consoles substitui o charme dos jogos antigos.
Ele e outros jogadores continuam a se divertir com os games clássicos do SNES. "Atualmente eu alugo cartuchos ou jogo pelo emulador. Já joguei mais de 500 títulos diferentes. Penso que até hoje existam pessoas que nunca tenham jogado, mas que, quando jogarem, se apaixonarão pelo Super NES", disse Nazaro, que mantém um fã-clube com mais de 300 aficionados do console.
Em sites de leilão ainda é possível encontrar cartuchos novos de Super NES.
Outra opção para quem deseja relembrar os clássicos são os programas emuladores, que executam versões dos jogos no PC. No caso do console de 16 bits da Nintendo, é possível escolher gratuitos como o ZSNES (425 Kbytes, em www.zsnes.com), o Snes9x (1,9 Mbyte, em www.snes9x.com/downloads.html) e outros que podem ser baixados diretamente do endereço www.zophar.net/snes.html.


Texto Anterior: Em português: Yahoo! dá cara nova ao comunicador instantâneo
Próximo Texto: Saiba como mudar Doom 3 sem ter gastos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.