São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mavica grava em disco ótico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Mavica MVC-CD1000 (US$ 1.300, nos EUA) é a câmera digital da Sony que grava imagens em um disco ótico de 8 cm de diâmetro (um pouco menor que um CD convencional), tendo capacidade de armazenagem de 156 Mbytes. Isso permite gravar cerca de 160 fotos na mais alta resolução da máquina (1.600x1.200 pontos).
Nesse modelo, o disco ótico substitui o disquete de 3,5 polegadas e o MemoryStick, ambos usados pela Sony. O MemoryStick lembra uma barra de goma de mascar e tem a metade do tamanho dos outros cartões, como o SmartMedia e o FlashCard.
O disco ótico funciona muito bem, com imagens de alta qualidade. Mas, pelo benefício do espaço de 156 Mbytes, o usuário paga um tributo: as imagens gravadas não podem ser apagadas. Ou seja: cada disco só pode ser usado integralmente uma vez.
Outro problema é o fato de não ser possível ver o conteúdo do disco fora da câmera enquanto ele não for totalmente preenchido.
Para ver as imagens, o usuário terá de transferi-las para um computador - a Mavica tem um conector USB, que começa a ser usado nos micros mais modernos.
Nos mais antigos, será necessário usar um sistema adaptador, que vem com a máquina, para instalar o minidisco na bandeja do CD-ROM tradicional.

Alta resolução
A Mavica pode produzir imagens nas resoluções de 1.600x1.200, 1.600x1.072, 1.024x768 e 640x480 pontos. Para filmagens com duração de até 60 segundos, as resoluções são de 360x240 e 160x112 pontos.
A CD1000 tem recursos eletrônicos de exposição, como para registros noturnos. Possui objetiva zoom ótica de dez vezes e a digital, que pode aproximar o objeto fotografado 20 vezes.
Ainda não há previsão da chegada da máquina ao mercado brasileiro.

Onde encontrar: www.sony.com



Texto Anterior: Fotografia digital: Câmera Olympus imprime fotos na hora
Próximo Texto: Coolpix 880 tem nova cara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.