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Portáteis vão incorporar TV móvel
DA REUTERS
A chegada da televisão móvel
pode ser o maior hit dos celulares
desde as chamadas de voz, acreditam as principais companhias de
telecomunicações, que esperam
que até 2006 consumidores adquiram os que possam receber sinais de televisão digital.
"A TV móvel é a mais importante aplicação dos celulares,
além de voz e mensagens de texto", diz Andrew Cole, vice-presidente da empresa de consultoria
A.T. Kearney (www.atkearney.com). Ele acredita que só os usuários americanos gastarão US$ 30
bilhões anualmente em celulares
com TV, dinheiro que será repartido entre operadoras, fabricantes
de aparelhos e emissoras.
Usuários de celulares com conexão de alta velocidade já podem
ver alguns canais transmitidos em
forma de vídeos de baixa qualidade, serviço oferecido pela Vodafone (www.vodafone.com) nos
mercados com aparelhos de terceira geração.
Equipamentos
Mas o mercado de massa de TV
móvel só se tornará possível com
um novo tipo de transmissão e celulares que tiverem antenas para a
captação de sinais de TV.
A transmissão formatada para
telefones móveis é de um padrão
chamado Digital Video Broadcasting Handheld (DVB-H). O usuário precisará comprar um novo
telefone com um chip adicional e
antena, e as operadoras deverão
concordar com um esquema de
divisão de lucros com as estações
de TV.
Nos EUA, a fabricante de chips
Qualcomm (www.qualcomm.com) planeja implementar uma
rede dedicada a serviços de sinais
de TV digital. Até 2006, a Nokia
espera colocar no mercado aparelhos que possam sintonizar entre
20 e 50 canais.
A Sprint (www.sprint.com),
operadora que distribui vídeos
sob demanda para celulares, disse
estar propensa a oferecer serviços
de TV ao vivo.
Mas ao menos uma pessoa do
alto escalão aposta que a TV móvel não será um sucesso global. É
Ron Garriques, da Motorola
(www.motorola.com): "Eu estou
cautelosamente otimista em como isso vai se desenrolar. Eu creio
que é muito importante analisar
cada mercado separadamente".
Multiplos padrões de tecnologia
e a disponibilidade de TV digital
em países isolados podem travar
o progresso mundial do mercado.
Jason Chapman, analista do instituto Gartner (www.gartner.com), é conservador sobre a viabilidade da TV móvel. "Operadoras poderão se sentir obrigadas a
seguir a onda e oferecer o serviço,
como muitas fizeram com as chamadas em videofone, oferecidas
na Europa e na Ásia, mas elas ainda não se popularizaram. A TV
para celular segue a mesma rota."
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