São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portáteis vão incorporar TV móvel

DA REUTERS

A chegada da televisão móvel pode ser o maior hit dos celulares desde as chamadas de voz, acreditam as principais companhias de telecomunicações, que esperam que até 2006 consumidores adquiram os que possam receber sinais de televisão digital.
"A TV móvel é a mais importante aplicação dos celulares, além de voz e mensagens de texto", diz Andrew Cole, vice-presidente da empresa de consultoria A.T. Kearney (www.atkearney.com). Ele acredita que só os usuários americanos gastarão US$ 30 bilhões anualmente em celulares com TV, dinheiro que será repartido entre operadoras, fabricantes de aparelhos e emissoras.
Usuários de celulares com conexão de alta velocidade já podem ver alguns canais transmitidos em forma de vídeos de baixa qualidade, serviço oferecido pela Vodafone (www.vodafone.com) nos mercados com aparelhos de terceira geração.

Equipamentos
Mas o mercado de massa de TV móvel só se tornará possível com um novo tipo de transmissão e celulares que tiverem antenas para a captação de sinais de TV.
A transmissão formatada para telefones móveis é de um padrão chamado Digital Video Broadcasting Handheld (DVB-H). O usuário precisará comprar um novo telefone com um chip adicional e antena, e as operadoras deverão concordar com um esquema de divisão de lucros com as estações de TV.
Nos EUA, a fabricante de chips Qualcomm (www.qualcomm.com) planeja implementar uma rede dedicada a serviços de sinais de TV digital. Até 2006, a Nokia espera colocar no mercado aparelhos que possam sintonizar entre 20 e 50 canais.
A Sprint (www.sprint.com), operadora que distribui vídeos sob demanda para celulares, disse estar propensa a oferecer serviços de TV ao vivo.
Mas ao menos uma pessoa do alto escalão aposta que a TV móvel não será um sucesso global. É Ron Garriques, da Motorola (www.motorola.com): "Eu estou cautelosamente otimista em como isso vai se desenrolar. Eu creio que é muito importante analisar cada mercado separadamente".
Multiplos padrões de tecnologia e a disponibilidade de TV digital em países isolados podem travar o progresso mundial do mercado.
Jason Chapman, analista do instituto Gartner (www.gartner.com), é conservador sobre a viabilidade da TV móvel. "Operadoras poderão se sentir obrigadas a seguir a onda e oferecer o serviço, como muitas fizeram com as chamadas em videofone, oferecidas na Europa e na Ásia, mas elas ainda não se popularizaram. A TV para celular segue a mesma rota."


Texto Anterior: Celulares: Aumentam casos de explosão de baterias
Próximo Texto: Convergência: Tecnologia viabiliza telefone holográfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.