São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas copiam grupos para PC

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem pretende participar de vários grupos ao mesmo tempo pode contar com a ajuda de servidores especializados para encontrar vários canais de discussões sobre música. Chamados de newsgroups, esses serviços funcionam de maneira simples e poupam tempo de navegação - é possível copiar as mensagens para sua máquina e lê-las sem estar conectado à internet.
Com endereços como u-br.lazer.artes.musica.estilos.erudita, os grupos podem ser acessados por meio do Outlook Express, programa de e-mail embutido no Windows, ou com ajuda de programas especiais.
Um deles é o Newsgroup Commander, (com download gratuito em www.internetsoft.com), que tem um sistema de busca simultânea em vários grupos.
Outra opção é o Free Agent (grátis, em www.forteinc.com), que elimina mensagens comerciais indesejadas.
O buscador Google também tem um sistema especial para encontrar endereços de grupos, disponível, em inglês, no endereço groups-beta.google.com.
O resultado das pesquisas indica se o grupo tem acesso restrito ou aberto e qual o seu número de participantes. Também é possível criar grupos dentro do Google Groups, mas antes é preciso fazer um cadastro gratuito.

Como usar
No Outlook Express, vá até o menu Ferramentas e clique na opção Contas. Na janela que aparecerá, clique sobre a aba Notícias, depois aperte o botão Adicionar e escolha Notícias. Aparecerá um assistente de configuração com exemplos. Informe seu nome, endereço de e-mail e do servidor- que geralmente tem o prefixo news, como news.uol.com.br.
Finalizada a configuração, o Outlook fará o download de uma lista de canais de discussão automaticamente. Há uma lista com alguns endereços de servidores brasileiros no site www.ub-r.tk.


Texto Anterior: Tribos musicais montam tenda na rede
Próximo Texto: Fóruns específicos atualizam metaleiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.