São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internauta discute música brasileira

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pluralidade cultural do Brasil é mostrada nos fóruns de discussão sobre música na internet. Com a ajuda da rede, quem mora longe das grandes capitais se informa sobre a agenda de shows e troca experiências sobre novos álbuns e artistas.
Criadora da lista de debates Sambamantes, Thais Façanha diz que, entre os 80 participantes do grupo, há muitos cearenses, mineiros e até norte-americanos e bolivianos -além de cariocas.
Para participar do Sambamantes é preciso ser cadastrado no serviço de grupos do Yahoo! e enviar um e-mail para o endereço sambamantes@yahoogrupos.com.br.
Quem gosta de samba, pagode e choro também conta com fóruns como a Tribuna Livre, do site www.samba-choro.com.br/tribuna, com os classificados e com a agenda de eventos do Só Samba (www.sosamba.com.br) e com grupos como o www.grupos.com.br/grupos/samba_pagode.
Também há sites destinados à discussão de ritmos muitas vezes rotulados como periféricos, como o funk carioca e o hip-hop.
Na página Funk Nota 10 (www.funknota10.hpg.ig.com.br), o espaço Livro de Visitas serve para deixar recados e conhecer pessoas interessadas em funk. Já o Funk Total (www.funktotal.com.br) traz novidades sobre músicas e um link para a comunidade funkeira do Orkut. Outra opção de fórum é o www.funkadao.com.br.
De acordo com o funkeiro Rafael da Silva Xarão, que participa de fóruns há mais de um ano, "os grupos dão oportunidades para vários artistas divulgarem seus trabalhos".
Resgatar a memória do movimento também é importante. "Várias pessoas trocam MP3 raras. Eu mesmo tive a felicidade de encontrar uma música que procurava há anos", diz Xarão.
Quem procura fóruns sobre rap nacional pode visitar o endereço www.rapnacional.com.br/forum/index.php e os canais de bate-papo do Hip Hop Brasil (www.hiphopbrasil.com.br) e do Mundo da Rua (www.mundodarua.com.br).
A música popular brasileira também tem vez na internet. No Fórum TJ-Free (www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=88558), por exemplo, os seguidores da religião Testemunhas de Jeová discutem música brasileira. Há também os newsgroups rec.music.brazilianesoc.culture.brazil.
Quem prefere música sertaneja conta com os fóruns www.movimentocountry.com/forum/index.php) e com o inforum.insite.com.br/country.
Outro site de música brasileira que merece destaque é o Brega Pop (www.bregapop.com/forum), que reúne adeptos do som romântico e bem-humorado do norte do país.
No Orkut, o gênero também está presente na comunidade O Templo do Brega (www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37366).

Faça você mesmo
Quem gosta de tocar MPB e sambas no violão encontra na internet tablaturas e cifras de músicas clássicas e atuais do repertório nacional em sites como o Cifra Club (cifraclub.terra.com.br) e www.cifras.com.br. (JB)


Texto Anterior: Fóruns específicos atualizam metaleiros
Próximo Texto: Blues e jazz têm comunidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.