São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

José Antonio Ramalho

Veja dicas para deixar o micro mais rápido

"Tenho um micro com chip Celeron 533 MHz, 64 Mbytes de RAM e 17 Gbytes de disco rígido. Adicionei 256 Mbytes de RAM, pois ele apresentava lentidão. Porém, o problema permaneceu. Já utilizei o desfragmentador e o ScanDisk. O que posso tentar fazer para melhorar isso? O que pode estar ocorrendo?"
(Marcello Rovira)

Resposta - Vários são os fatores que levam um micro a perder velocidade. A memória é um deles. A ampliação de 64 Mbytes para 256 Mbytes ou 320 Mbytes de RAM sem dúvida deixa o micro mais confortável, pois evita que o sistema operacional faça uso intensivo da memória virtual, que é, simplificadamente, uma cópia da memória feita no disco quando um aplicativo exige mais Mbytes de memória do que o micro oferece. O disco rígido fragmentado degrada a velocidade.
Como o leitor já executou os programas que resgatam a melhor condição do micro, restam algumas possibilidades. Pode ser que, devido ao tempo de uso e às sucessivas instalações de programas, o computador esteja executando vários programas em segundo plano ou que o registro do Windows esteja carregado com entradas inúteis, o que contribui para que o micro fique lento.
Experimente, por meio do Painel de controle e da opção Adicionar/Remover programas, eliminar os programas que não utiliza mais ou que não são importantes.
Tente também um limpador de registro do Windows como o Registry Healer (www.fixregistry.com/regheal/index.htm) ou o CleanMyPC (www.registry-cleaner.net)
Nessa situação, é necessário ir eliminando essas possibilidades. Em último caso, se o resultado dessas operações ainda não for satisfatório, a reinstalação do sistema operacional vai deixar o micro com melhor desempenho.


Texto Anterior: Blog retrata os paparazzi em ação
Próximo Texto: Hardware: PC compacto tem recursos multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.