UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA MÓVEL

Aparelhos tiram fotos com maior resolução para mensagens multimídia; modelos têm funções de computador

Nova safra de celulares chega ao Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Usuários de telefonia móvel encontram bons motivos para mudar de aparelho em busca de modelos que ofereçam mais recursos. Na semana passada, durante a Telexpo, operadoras e fabricantes anunciaram telefones e serviços de vários tipos para 2003.
Há equipamentos para jovens que desejam baixar jogos, palmtops com celular acoplado para executivos que preferem ter um aparelho que inclua todas as funções e modelos com máquina fotográfica embutida com mais resolução.
A Nokia compareceu com uma nova linha anunciada no ano passado na Europa e que vai chegar com um atraso de mais de seis meses ao Brasil.
O N-Gage lembra um miniconsole de videogame. Deve vir com jogos instalados, e o usuário terá a opção de carregar mais títulos por cartão. A empresa também mostrou o 3530, com tela colorida e recursos para enviar mensagens com sons e imagens. O 3650, além de tirar fotografias, permite gravar videoclipes. Pode-se ainda fazer download de clipes.
A Samsung compareceu com celulares com tela de resolução maior e que, segundo a companhia, têm mais memória para armazenar as imagens.
Dois aparelhos são para o sistema GSM (operadoras Oi e Tim). O outro é para CDMA. A Telesp Celular, que trabalha com esse padrão, promete para o final de junho lançar o serviço que permite enviar e receber mensagens multimídia.
A Telemar mostrou um serviço que deve estar disponível este mês em hotéis de São Paulo e Rio e em aeroportos. São cartões para conectar micros portáteis e de mão à internet e a redes Wi-Fi. (MZ)


Texto Anterior: Arrume pastas no Windows
Próximo Texto: Tréo une celular à função de palmtop
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.