UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

iPaq traz processador de 400 MHz e visor colorido de boa qualidade

Portátil tem chip veloz e placa de rede embutida

DILVAN DE ABREU MOREIRA
PERCIVAL LUCENA

ESPECIAL PARA A FOLHA

O micro de mão iPaq h5450 apresenta boa performance e permite que o usuário esteja sempre conectado. Leve (206 gramas) e com dimensões compactas (8,4 x13,3x1,6 cm), o aparelho aproveita grande parte de seu frontispício (5,7x7,7cm) com uma tela de cristal líquido de boa resolução e boa definição cromática (240x320 pontos e 65.536 cores).
Parte de uma nova geração de micros de mão (PDAs), o iPaq h5450 é baseado no processador Intel Xscale pxa250, de 400 MHz. Como esse processador é compatível com a arquitetura ARM (Advanced Risc Machines), o iPaq h5450 aceita os mesmos programas dos modelos anteriores sem necessidade de emulação.
O barramento (ligação) que conecta a CPU aos demais componentes do aparelho funciona a 100 MHz. Essa característica diminui a performance do micro, que necessita de dois ciclos de "clock" (comutação) para buscar uma informação na memória RAM.
Contudo o pipeline (fila de dados) de sete estágios do processador ajuda a atenuar esse problema, melhorando o desempenho. O resultado é que a maioria das aplicações fica um pouco mais rápida do que nos antigos micros de mão baseados no antigo processador StrongARM de 206 MHz.
Por outro lado, o processador do iPaq h5450 é mais lento do que os chips Xscale que utilizam barramentos a partir de 200 MHz.
Desenvolvido para economizar energia, o processador pxa250 integra na mesma pastilha recursos para multimídia e comunicação. O processador pode ter sua velocidade de "clock" reduzida para poupar energia. Contudo o controle dessa velocidade diretamente pelo usuário, presente em modelos similares, não está presente no modelo iPaq h5450.
Ele permite apenas a diminuição da luminosidade da tela e do tempo que ela fica ligada quando não está em uso. Mesmo assim, a bateria removível de lítio permite até oito horas de uso contínuo em condições normais e cerca de três horas com aplicações que fazem muito uso da rede wireless (sem fios) e recursos multimídia.

Multimídia
Os recursos multimídia do modelo permitem gravar e executar áudio e assistir a videoclipes. Embora nem todas as aplicações estejam otimizadas para aproveitar as novas instruções multimídia do processador pxa250, os recursos presentes no iPaq h5450, como seu acelerador gráfico, garantiram, nos programas testados (Windows Media Player e Real One), boa imagem e bom desempenho para a execução de música e de videoclipes.
O iPaq h5450 possui 64 Mbytes de memória RAM e 48 Mbytes de memória Flash ROM, dos quais 20 Mbytes podem ser utilizados para o armazenamento de dados. Ele também possui entrada para cartões de expansão SD, que podem ser utilizados para adicionar memória, receptores celulares GSM/GPRS ou outros recursos não-inclusos. Nos testes realizados, utilizando a configuração-padrão do sistema operacional para o gerenciamento de memória, o PDA chegou a travar quando muitos programas eram utilizados simultaneamente.
Um diferencial do iPaq h5450 são os recursos de conectividade integrados: o suporte a redes wireless (Wi-Fi 802.11b) e dispositivos Bluetooth. No teste da rede sem fio 802.11b, foi possível navegar na internet e assistir a vídeos com boa taxa de transmissão (máximo teórico de 11 Mbps).
O iPaq h5450 também pode acessar a internet por meio da conexão a um PC. Porém a sincronização do micro de mão em mais de uma máquina apresentou problemas durante os testes. Foi necessário zerar a memória ("hard reset") para solucionar o problema, o que causou perda de dados.

Segurança
O iPaq h5450 oferece proteção por meio de senha ou do reconhecimento de impressão digital (via leitor térmico integrado) e acompanha softwares para backup e criptografia de dados. O uso da impressão digital requer treinamento, mas ela funciona bem.
O iPaq h5450 apresenta boa performance e recursos compatíveis com os PDAs da mesma categoria. Contudo, caso não se faça uso dos recursos de rede wireless, existem outras opções com o mesmo processador e recursos similares que utilizam os sistemas operacionais Windows CE e Embedded Linux e têm preços bem mais acessíveis.


Dilvan Moreira é doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury e é docente do ICMC-USP. Percival Lucena é bacharel e mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Tréo une celular à função de palmtop
Próximo Texto: Para pocket PC: Soft localiza mapas e informa distâncias
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.