São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fotografia

Photoshop gratuito não corrige espinhas

ON-LINE > Versão Express está em beta, não precisa ser instalada e é fácil de usar, mas não é melhor que serviços existentes

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Photoshop, o mais conhecido programa de edição de imagens, foi para a rede gratuitamente. A notícia resultou em tantas visitações ao site do Photoshop Express (www.photoshop.com/express), na última quinta-feira, que ele travou.
O serviço, anunciado pela Adobe há uma semana, permite editar, armazenar e compartilhar até 2 Gbytes de fotos sem ter de baixar nenhum software.
O programa é bem fácil de usar, mas a alta expectativa pode gerar certa frustração no usuário, principalmente para quem está acostumado com a versão tradicional do software. Na área de edição, são oferecidos 17 recursos de edição simples, voltados para ajustes de cor, sombra e nitidez.
Por enquanto, o programa não conta com a ferramenta carimbo, recurso de retoque que permite disfarçar com certa facilidade espinhas e manchas do rosto, por exemplo.
Outro ponto a ser melhorado é a ausência de um botão de Salvar como. Para compensar, é exibido um histórico de modificações na imagem, que permanece na página mesmo depois de se desconectar do serviço. As imagens com cada alteração são exibidas na parte inferior da tela.
Porém o programa ainda está em fase de testes, e a empresa declarou que está aberta a sugestões dos usuários.
Sobre a versão atual, há algumas qualidades a serem consideradas, como os recursos para compartilhamento das fotos por e-mail e sua interface de cor cinza escura, que não cansa os olhos e é organizada.
Para usar o Photoshop Express, basta se cadastrar no site. Há uma mensagem que diz que o serviço é restrito aos EUA, mas usuários brasileiros não foram impedidos de usar.
Seu modelo, apesar de inovador, não é inédito. Outros programas semelhantes já são oferecidos na rede, e alguns nem precisam de cadastro.
Outro destaque do software são seus links laterais para acessar os serviços de armazenamento Picasa e Photobucket e o álbum de fotos do Facebook. Durante os testes, porém, só foi possível visualizar e editar essas fotos externas pelo navegador Internet Explorer; no Firefox, não funcionou.
Para quem gosta de exibir suas fotos em apresentação de slides, o serviço tem um recurso sofisticado, com efeitos em 3D e sobreposição de imagens.

Estratégia
A Adobe disse à Associated Press que oferecer o Photoshop Express gratuitamente é parte de sua estratégia de marketing e vendas. A empresa afirma que alguns consumidores vão migrar para outros softwares, como o Photoshop Elements.


Texto Anterior: Som: Jamendo oferece cerca de 8.000 álbuns legalizados
Próximo Texto: Edição on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.