São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Livre de amarras

Guia ensina a usar ao máximo a internet do seu celular

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Usar o celular para navegar na internet, postar no blog, fazer upload de fotos e vídeos e mandar e-mails não é mais privilégio de quem tem smartphone ou aparelho de última geração.
Com um celular capaz de se conectar à internet, já é possível acessar muita coisa nos sites preparados especialmente para as pequenas telinhas.
E essa função já está presente em quase todos os celulares vendidos hoje, até mesmo os básicos. O problema é o preço: o acesso à internet móvel ainda é caro.
Portais como o Yahoo! (m.yahoo.com) e o Google (m.google.com) têm versões de suas páginas otimizadas para quem acessá-las do celular.
Nos dois casos, também é possível acessar, do celular, sua página personalizada, caso você tenha conta em um dos portais.
Assim, você visualiza seus e-mails, notícias de sites que você escolheu, suas fotos e outras informações.
Mas o celular não serve só para receber informações. Com um aparelho com câmera, você pode tirar a foto e já publicá-la na internet para o mundo ver. Se seu celular fizer vídeos, melhor ainda: grave e mande o clipe para o YouTube (www.youtube.com).
A idéia pode atrair tanto aqueles que presenciam algo (uma notícia) e agem como repórteres móveis quanto os que querem pular a etapa de transferir o vídeo para o computador e daí para a internet.
Software
Um dos problemas de usar a internet no celular, porém, é que os navegadores e programas incluídos nos aparelhos básicos são confusos e têm poucos recursos.
Mas quem tem um aparelho com Java, recurso também presente em grande parte dos celulares mais novos, não precisa ficar preso ao software da fabricante.
É possível baixar e instalar no celular programinhas que exercem uma função específica com maior rapidez e clareza. Um exemplo é o leitor de RSS grátis Litefeeds (www.litefeeds.com).


Próximo Texto: Redes sociais invadem portáteis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.