São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento traz recursos para segurança

ESPECIAL PARA A FOLHA

O equipamento oferece várias opções de segurança. Algumas específicas para redes sem fios, outras genéricas: WEP, NAT e firewall. Os sistemas de segurança baseados em WEP já foram quebrados e não devem ser considerados suficientes para proteger as redes sem fios.
O gateway Sysdata tem um recurso chamado Special Application, que permite lidar com aplicativos que exijam múltiplas portas, como videoconferência, voz sobre IP e até mesmo jogos. Com o recurso Virtual Server, um servidor Web interno pode ser oferecido para a rede externa.
Seu sistema de proteção (firewall) permite vários tipos de bloqueio. Por exemplo, estabelece horários para que um dos micros acesse a internet.

Prós e contras
Como pontos positivos, devemos destacar: fácil instalação e configuração, operação de acordo com padrões de redes com e sem fios, conjunto amplo de configurações possíveis para segurança, bom suporte pelo telefone e preço dentro do praticado pelo mercado. Como pontos negativos, estão: insuficiência dos manuais em português, falta de drivers para Linux e driver para XP não assinado digitalmente e não totalmente de acordo com os padrões da Microsoft. No geral, os pontos positivos superam os negativos.

Glossário
802.11b: padrão de rede que usa ondas de rádio e transmite com velocidade de até 11 Mbps, ou cerca de 1,4 Mbyte/s. Dispensa o uso de cabos para conectar computadores.
Ethernet: padrão de redes locais que é baseado em cabos.
Firewall: recurso que permite selecionar as informações que os computadores de uma rede podem enviar e receber, para minimizar os ataques externos.
Gateway: dispositivo que permite que os computadores de uma rede possam se comunicar com os PCs de uma outra rede. Por exemplo, permite que os computadores de uma casa possam acessar a internet.
NAT (Network Address Translation): permite que um conjunto de PCs em uma rede interna seja visto por uma rede externa como um único computador.
Ponto de acesso (Access Point): oferece o meio para que vários computadores acessem uma rede.
WEP (Wired Equivalent Privacy): protocolo que pretende garantir para uma rede sem fios a mesma privacidade na transmissão de dados que ocorre em uma rede cabeada convencional. As informações são codificadas pelo WEP. Apenas os participantes legítimos da rede sem fios recebem acesso aos dados.


ADER ARTUR PEREIRA GOMES é graduando em engenharia de telecomunicações pela Escola Politécnica-USP e estagiário do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP.
HILTON FERNANDES é mestre em engenharia de computação pela Escola Politécnica-USP e pesquisador do Núcleo de Tecnologias sem Fio do LSI-USP.


Texto Anterior: Desate-se: Instalar rede sem cabo em micros é simples
Próximo Texto: Download: Programa "fala" com mensageiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.