São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Navegadores detectam golpes virtuais

ALIADOS >> IE e Firefox já contam com sistemas de segurança; é possível instalar complementos para reforçar a proteção

DA REPORTAGEM LOCAL

Os navegadores são aliados fundamentais na luta contra as pragas virtuais. Tanto o Internet Explorer quanto o Firefox já vêm com recursos para combater sites maliciosos.
O Internet Explorer, da Microsoft, conta com um filtro antiphishing que alerta sobre sites que tentam fisgar o usuário para obter dados pessoais.
A proteção é resultado de uma análise do software sobre características de sites suspeitos combinada com uma base de dados on-line. O usuário pode colaborar com essa lista relatando sites perigosos.
Quando o internauta acessa uma página suspeita no Internet Explorer, a barra de endereço muda para a cor amarela. Nos sites em que há ameaças comprovadas, a barra se torna vermelha, e o internauta fica impossibilitado de enviar informações para o site.
Para verificar se o filtro está ativado, clique no menu Ferramentas e selecione Filtro de phishing. Escolha Ativar verificação automática de site para habilitar o recurso e volte ao mesmo menu se preferir desativá-lo completamente.

Firefox
O sistema de proteção do Firefox é semelhante. Quando se tenta navegar em um site perigoso usando o navegador da Mozilla, surge um alerta em um fundo vermelho com a seguinte mensagem: "O site foi denunciado como sendo um foco de ataques e foi bloqueado baseado em suas preferências de segurança".
A partir dessa tela, é possível sair da página (clicando em Me tire daqui), entender a causa do alerta em Por que este site foi bloqueado? e acessar a página assim mesmo, clicando em Ignorar este alerta.
As preferências de segurança do Firefox podem ser acessadas no item Opções do menu Ferramentas. Clique na aba Segurança e escolha se quer ser alertado ou não quando estiver prestes a acessar um site potencialmente fraudulento.

Proteção extra
Para reforçar a segurança, é possível instalar complementos específicos para os browsers. Um dos mais populares nesse segmento é o WOT (Web of Trust), disponível gratuitamente tanto para Internet Explorer quanto para Firefox.
O complemento se vale de avaliações dos sites feitas por internautas para compor seu banco de dados, que conta atualmente com mais de 19 milhões de páginas.
Para instalá-lo, acesse www.mywot.com no navegador de sua preferência, clique em download gratuito e reinicie o browser. Surgirá na barra de ferramentas o ícone do complemento, em formato de círculo. Para conferir a reputação detalhada do site visitado e fazer sua própria avaliação, clique nesse botão.
O sistema de reputação é baseado em cores -o ícone verde é para sites confiáveis, o amarelo identifica páginas em que se recomenda cautela, e o vermelho indica sites perigosos.
O WOT atua também em buscas do Google. Depois de fazer uma pesquisa no buscador, surge ao lado dos resultados um ícone que indica a reputação dos sites encontrados. (RC)


Texto Anterior: Defenda-se contra ataques de espiões
Próximo Texto: Veja teste de anti-spam de e-mail grátis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.