São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

No-break tem tamanho ideal para casa

APAGAR DAS LUZES >> Aparelho TS Shara tem bateria que alimenta um computador doméstico comum por até 15 minutos

ODEMIR BRUNO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os cortes de energia ou as falhas da rede elétrica podem causar grandes estragos para os usuários de computadores, embora não sejam freqüentes.
Imagine que você esteja digitando um texto ou realizando qualquer atividade no micro e ocorre uma interrupção da energia. Horas de trabalho podem ser desperdiçadas caso os dados se percam.
E o transtorno pode ser pior.
Os sistemas operacionais modernos compartilham recursos entre a memória RAM e o disco rígido. Por isso, é necessário solicitar ao sistema que ele desligue. Quando o computador é desligado corretamente, o software operacional fecha todos os arquivos abertos para garantir a integridade do disco rígido.
Por isso, não é uma boa prática desligar o micro sem realizar esse procedimento. Dependendo da tarefa que estiver sendo realizada, o dano causado pelo corte de energia pode ser drástico e demandar até mesmo a reinstalação do sistema operacional completo.
Para evitar esses transtornos, foi criado o no-break. O seu objetivo é fornecer uma fonte extra de energia, possibilitando que o usuário tenha tempo hábil de desligar a máquina corretamente em caso de interrupção de transmissão de energia pela rede convencional e salve seu trabalho.
Originalmente, devido ao seu elevado custo, esses equipamentos eram utilizados apenas em centrais de processamento de dados (CPDs) de grande empresas. A evolução tecnológica diminuiu o preço dos no-breaks, tornando-os acessíveis aos usuários de pequenos escritórios, bem como ao usuário doméstico.
O UPS-mini 500 da TS Shara, examinado pelo Teste USP, é um equipamento compacto e de baixo custo, voltado especificamente para atender usuários domésticos e pequenos escritórios. O TS Shara mini tem aproximadamente 16,5 cm x 12 cm, tamanho equivalente ao de um estabilizador padrão, o que o deixa com dimensões reduzidas para um equipamento no-break.
O aparelho está disponível na cor preta e apresenta monovoltagem. Dessa forma, o usuário deve adquirir um aparelho específico para 110V ou 220V. Além do tamanho, outro ponto que chama a atenção do TS Shara é o seu design arrojado. Com linhas curvas e discretas, ele está em sintonia com o padrão atual de gabinetes, tornando-se uma peça complementar ao arranjo.
A operação do no-break é muito simples. Ele dispõe de um único botão frontal que funciona para ligar e desligar o aparelho. Ao redor do botão, é exibido o sinal luminoso verde ou vermelho.
O verde indica que o equipamento está recebendo energia da rede elétrica. O vermelho, que a bateria interna está sendo utilizada e, conseqüentemente, houve queda do recebimento de energia. Para impedir o desligamento acidental, o botão precisa ser pressionado por cerca de dois segundos para que o aparelho seja desligado.
O TS Shara suporta uma carga de até 500VA e conta com uma bateria recarregável interna capaz de fornecer carga para um equipamento de 90W por cerca de 15 minutos, segundo o fabricante.
O tempo da bateria pode variar da acordo com a carga utilizada. Além de fornecer energia em caso de interrupção da rede elétrica, o aparelho tem as funções de estabilizador e qualificador da energia fornecida, funcionando como estabilizador e filtro de linha.
O equipamento apresenta seis tomadas na sua extremidade traseira. Três têm funções de proteção e funcionalidade de bateria. As outras três, apenas proteção. Elas vêm rotuladas com as sugestões do fabricante. Bateria + proteção: computador, monitor e modem.
Proteção apenas: impressora, scanner e outros. O aparelho vem com manual em português detalhado e explicativo, informando como usá-lo de modo adequado.
Nos testes realizados, o equipamento foi utilizado em um computador com consumo aproximado de 95W (Pentium de 4,2 GHz, LCD de 15 polegadas) e forneceu energia por cerca de 12 minutos. Quanto ao ruído, foi observado que o aparelho apresenta um nível adequado quando operado com energia elétrica.
O ruído aumenta consideravelmente quando ativada a alimentação pela bateria. Entretanto, como o fornecimento de energia pela bateria somente ocorre em casos de emergência, isso não é nenhum problema. O equipamento não é adequado para a utilização em servidores ou máquinas remotas. Ele não apresenta interface para informar ao computador que entrou em modo de bateria e solicitar seu desligamento automático.

Conclusão
O no-break UPS-mini 500 da TS Shara é um equipamento compacto e de baixo custo, ideal para proteger os computadores domésticos e os de pequenas empresas. O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 189.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação e doutor em física, ambos pela USP. É docente e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC-USP


Texto Anterior: Deixe o computador mais veloz
Próximo Texto: Entretenimento: Aumenta o mercado de exercícios para a mente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.