São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Napigator" pode ser opção para internautas

DA REPORTAGEM LOCAL

Se a rede do "Napster" for desativada pela Justiça americana, isso significa que os servidores que controlam a listagem de usuários serão desativados e o programa deixará de funcionar, certo? Não necessariamente.
Com o "Napigator", programa disponível gratuitamente em www.napigator.com (download de 252 Kbytes), é possível acessar servidores independentes compatíveis com o "Napster".
Já existem várias redes alternativas: juntas, elas possuem mais de 200 servidores, incluindo alguns especializados em determinados estilos musicais.
O "Napster" funciona assim: quando você abre o programa, ele se conecta ao endereço server.napster.com, que fornece uma lista de servidores, usuários e arquivos disponíveis. O programa testa a velocidade da sua conexão e escolhe o servidor que estiver mais rápido: você não sabe a que máquina está ligado.
Essa operação é coordenada pela Napster e deixará de funcionar se a empresa for interditada. Mas o "Napigator", que só funciona se o "Napster" estiver instalado em seu computador e aberto, permite que você veja uma lista de servidores disponíveis e escolha diretamente qual deseja acessar.
Depois de acionar o programa, espere até que a lista de servidores seja carregada: o "Napigator" informará a quantidade de usuários e arquivos presentes em cada um. Em seguida, simplesmente clique duas vezes sobre o seu escolhido.



SOBRE O NAPIGATOR
Onde encontrar: www.napigator.com
Sistemas: Windows 95/98 e 2000 e BeOS 5.0
Tamanho: 252 Kbytes




Texto Anterior: "Gnutella" é o sucessor natural
Próximo Texto: "Satellite" usa site como interface
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.