São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grave músicas ou arquivos MP3 em seus CDs

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de conseguir suas músicas favoritas pela Internet, você pode gravá-las em CDs de áudio que são reconhecidos em aparelhos de som comuns. Para isso, basta um gravador de CDs, drive que é acoplado ao micro e também funciona como um imenso disquete.
A maioria dos drives disponíveis no mercado trazem a sigla CD-RW, que indica que, além de gravar CDs de música, você pode criar discos de mais de 500 Mbytes para gravar seus MP3 ou fazer backup (cópia de segurança) de seus documentos. Em geral, esses modelos vêm com softwares para gravar CDs.
Com eles, você pode criar discos de música a partir de arquivos WAV de seu disco rígido e, uma vez produzidos os originais, copiá-los e distribuí-los entre amigos ou gravadoras, caso você seja integrante de uma banda.
O processo é bastante simples, basta conhecer os dois tipos de mídia mais utilizados: o CD-R, em que os dados só podem ser gravados uma vez, e o CD-RW, que permite gravar e apagar dados sem perder espaço no disco.
Apenas os CD-Rs podem ser lidos pelos aparelhos de som e armazenam, em média, 74 minutos de música.
O processo de criação de CDs pode demorar entre meia hora e uma hora, dependendo da velocidade do drive. Os dispositivos mais comuns gravam dados em 8x, regravam em 4x e lêem em 32x. (FRANCISCO MADUREIRA)



Texto Anterior: Filmes causam polêmica nos Estados Unidos
Próximo Texto: Confira alguns modelos disponíveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.