São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina funde imagens e dispensa software

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O recurso de fusão de imagens da câmera digital Casio 5500 SX (R$ 1.900) é um truque que permite literalmente colocar duas ou mais imagens em uma mesma foto digital.
E você comanda todos os passos do processo na tela de cristal líquido. A imagem da primeira foto tirada aparece na tela.
A segunda imagem também aparece sobrepondo-se à primeira e você pode registrá-la utilizando outros recursos da máquina, como a lente macro para aproximar pequenos objetos.
A monitoração das imagens no visor permite fazer a composição que desejar.
A fusão, também conhecida como múltipla exposição, possibilita construir uma foto composta de diferentes imagens ou partes, gerando resultados interessantes.
Esse sistema existe em alguns equipamentos tradicionais do tipo reflex 35 mm e é exclusivo da Casio no segmento das digitais amadoras.
Outro recurso da 5500 SX é a possibilidade de criar videoclipe com imagens em movimento pelo tempo que desejar, mas sem áudio.
Entre as câmeras digitais testadas que permitem gravar clipes, o período de gravação é restrito a um minuto. É o caso da Sony Mavica MVC-FD91.
A digital também tem uma função chamada AEB. Quando ativada no menu, o registro é repetido três vezes com exposições diferentes, que mudam a iluminação e trazem ligeiras modificações nas cores e nos contrastes dos objetos.
A 5500 SX faz parte de uma nova linha da Casio, trabalha com cartões CompactFlash e tem resolução de 1,3 milhão de pixels - pontos que formam a imagem.


Onde encontrar: Casio: tel. 0/xx/11/3115-0355



Texto Anterior: Fotografia digital: Chips prometem imagens mais baratas
Próximo Texto: Crie efeito especial sem soft extra
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.