São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

ESTAÇÃO DAS FLORES

Sites ajudam a projetar espaços, explicam a utilidade das plantas e ensinam a cultivar as espécies

Aprenda a cuidar do jardim na internet

ANDREA MIRAMONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Junto com a florescência, a primavera traz o aumento na procura por plantas. Comprar só por causa da aparência, sem conhecer os cuidados básicos com as espécies, pode ser frustrante.
"Algumas plantas morrem na primeira semana de exposição ao sol", adverte Fabiana Traldi, 26, agrônoma do Instituto Brasileiro de Paisagismo. Aos iniciantes, sugere um passeio virtual.
O site www.paisagismoecia.com.br mostra plantas da estação e separa as espécies de acordo com a utilidade, como uso medicinal ou decoração de interiores. Em inglês, o www.gardenguides.com também é organizado por categorias, o que facilita buscas.
Cuidados com hortas, a forma correta de passar as mudas para o vaso e glossário estão em www.ojardim.com.br.
Sobre paisagismo, a dica é www.garden.com.br. As plantas que melhor se desenvolvem em cada mês estão em www.cuestajardins.com.br.
Se a idéia é fazer compras on-line ou consultar uma agenda de eventos, tente o endereço www.mercadodasflores.com.br.
A arquiteta Camila Zeni, 26, conta que já salvou uma bromélia com a ajuda da rede. "A planta quase morreu, ficou só um brotinho." Buscou informações em www.bromelia.org.br.
O www.paisagismoejardinagem.com.br tem fotos detalhadas de projetos. Assim é no www.jardimdeflores.com.br, que também fala do significado de cada planta.
Os jardins japoneses também têm de ser planejados. No endereço www.aresnet.com.br/bonsai são encontradas fotos com idéias sobre o tema.

Cursos
Para quem quer aprender jardinagem, o www.hortiflora.com.br tem opções de cursos. Outros estão listados na agenda da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (www.abap.org.br).


Próximo Texto: Orquídeas conquistam internauta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.