São Paulo, quarta-feira, 03 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

Aparelho imprime em CDs e em DVDs

MEDIANA A qualidade de imagem da impressora Epson Stylus Photo R270, no entanto, é inferior à de profissionais

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ANDRÉ RICARDO BACKES

ESPECIAL PARA A FOLHA

Com a popularização das câmeras digitais, novas impressoras voltadas para a fotografia surgem no mercado. Entre elas está a de jato de tinta Epson Stylus Photo R270, que, além de imprimir fotos, imprime diretamente em CDs e em DVDs.
Dois manuais, impresso e digital, acompanham a impressora. Ambos estão em português e têm informações detalhadas sobre a instalação da impressora e dos cartuchos, bem como sobre o processo de impressão.
A Epson Stylus Photo R270 é de fácil instalação. Sua conexão com o PC ocorre por porta USB 2.0, mas o cabo necessário não vem com o produto. A impressora possui uma porta frontal PictBridge, de conexão direta com câmeras digitais. Falta, porém, uma entrada para cartões de memória e acesso direto à rede -este depende da conexão com um micro.
Além dos drivers e do manual da impressora, o CD de instalação contém também os softwares Epson Print CD e ArcSoft Photo Impression. O primeiro é destinado à criação e à impressão de rótulos para CDs e DVDs. Já o segundo permite o gerenciamento e manipulação de fotos do computador. É possível adicionar textos e filtros, além de criar montagens, álbuns e calendários.

Qualidade de impressão
Por se tratar de uma impressora fotográfica, a Epson Stylus Photo R270 utiliza seis cartuchos independentes, que a acompanham. A tinta utilizada é a Hi-definition Photographic Ink, resistente a borrões, a arranhões e à descoloração.
A R270 incorpora a tecnologia DX5, que permite a impressão em cinco tamanhos diferentes de gotículas de tinta, produzindo gradações mais suaves, e também a tecnologia Epson Micropiezo, de maior precisão na quantidade de tinta e posicionamento do jato.
Um outro recurso corrige automaticamente cores e luminosidade. É possível imprimir até 30 ppm em preto ou em cores no modo rascunho. Já as fotografias necessitam de mais tempo. Uma foto de 10x15 cm demora cerca de 13 segundos para ser impressa. É possível ainda imprimir diretamente sobre CDs e DVDs imprimíveis -há uma bandeja especialmente projetada para essa tarefa, que se torna fácil com o software Epson Print CD.
No testes, foram impressas páginas contendo apenas textos em preto e outras com textos e figuras. Foram também utilizadas as configurações que produzem maior qualidade, o que aumentou o tempo demandado por página. O resultado foram textos e imagens com grande nitidez, sem falhas ou borrões. No modo rascunho, houve perda da nitidez e uma leve distorção das cores.
Para a impressão de fotografias, foi usado papel especial glossy, ideal para fotos, e o software ArcSoft Photo Impression. A qualidade da impressão de uma imagem depende de sua resolução. O próprio software auxilia o usuário a configurar o tamanho da foto a ser impressa, para garantir a qualidade da mesma. Apesar desses recursos, as fotografias impressas não apresentaram qualidade condizente com a tecnologia presente na impressora.

Conclusão
A impressora Epson Stylus Photo R270 é uma boa opção para o usuário doméstico que prefere imprimir suas próprias fotos. Mas usuários mais exigentes não ficarão satisfeitos com a qualidade das fotos impressas, principalmente quando comparada à da impressão feita por profissionais.
Outro ponto fraco da R270 é seu tamanho: a máquina ocupa o espaço de uma multifuncional sem, no entanto, oferecer funções adicionais.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação, doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática. ANDRÉ RICARDO BACKES é mestre em ciência da computação e doutorando pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Projetos sociais prometem substituir cadernos por laptops
Próximo Texto: tec-tec-tec
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.