São Paulo, quarta-feira, 03 de janeiro de 2007

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Sites que imitam programas do PC inovam para atrair mais visitantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Muita gente nem sequer ouviu falar do termo web 2.0, mesmo que boa parte das suas atividades on-line sejam feitas em sites criados na esteira do conceito de uma internet nova e melhorada. Neste ano, a técnica de fazer páginas da rede se comportarem como programas do PC será tendência forte.
Oferecer serviços para publicar conteúdo multimídia é prioridade para os portais. O Google, com o YouTube, e a rede social MySpace começam este ano como as duas opções mais populares para quem procura por vídeo e por música na rede, mas enfrentarão rivais duros. A concorrência vem de todos os lados. De empresas multibilionárias, como a Microsoft, que aposta no portal de vídeos MSN SoapBox (soapbox.msn.com), a iniciativas de código aberto, como o soft baseado em BitTorrent Zudeo (www.zudeo.com).

Ferramentas
Novidades valerão ouro neste ano. Google, Microsoft e Yahoo! estão dispostas a investir dólares em penca em portais de serviços que possam virar hit. E não faltam candidatos ao estrelato. Sites independentes como o Zoho.com, o Zimbra.com e o ThinkFree.com representam algumas das páginas que fazem o papel de editor textos, soft de planilha e organizador pessoal. Outro candidato aos holofotes é o MyBlog- Log (www.mybloglog.com), que transforma a internet em uma grande rede social, mostrando quais dos seus amigos visitam um determinado site.
Para entusiasmar ainda mais os fãs da web 2.0, a Adobe, dona do Flash e do PDF, dois dos formatos mais usados pelos internautas do mundo todo, prepara um conjunto de padrões que permitiria a qualquer página da rede ser visualizada de maneira igual por qualquer tipo de sistema operacional e de aparelho. Chamada Apollo (labs.adobe.com/wiki/index.php/apollo), a tecnologia permitirá a criação de programas completos, como tocadores de MP3, que seriam acessados diretamente da internet.

Busca
Mostrar milhares de links de páginas aglomerados já não é o suficiente para fazer os usuários encontrarem as informações que desejam.
Percebendo isso, os portais de pesquisa preparam-se para estrear o conceito de busca vertical, que mostra resultados organizados por critérios como tipo de mídia, significado das palavras e data de publicação. Dessa forma, resultados mostram blogs, imagens e arquivos de áudio separados por categorias. Sites como o SearchMash (www.searchmash.com) e o Clusty (www.clusty.com) já servem como exemplo das novidades que estão por vir. (JB)


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