São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça mais sobre TV digital

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Assistir a filmes em uma televisão digital ainda não é possível no Brasil. O país ainda não definiu qual tecnologia utilizará nos seus televisores. Para quem quiser conhecer uma amostra do que pode ser a TV do futuro, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) apresenta na Telexpo os seus protótipos de estudo.
Entre os produtos, o componente transmissor é o destaque. Ele é o hardware que responde pela transmissão do sinal digital. Segundo Adonias Costa da Silveira, responsável pelo projeto no Inatel, o aparelho é o principal indicador de que o projeto do instituto está no caminho certo.
"Com os resultados dos testes, nós acreditamos que vamos concluir todo o projeto antes do previsto", diz Costa da Silveira. "É provável que até o final do ano tenhamos um sistema completo de TV digital pronto com o padrão americano ATSC."
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda não definiu qual padrão deverá ser usado para a comunicação do sinal de TV digital.
O tema vem sendo discutido desde 1998. Atualmente, existem quatro opções de tecnologia: uma produzida no Brasil, uma japonesa, uma norte-americana e uma européia.
"De acordo com a tecnologia que a Anatel vier a escolher, nós poderemos alterar rapidamente o nosso projeto. A base está pronta e bastará mudarmos algum componente ou outro", conclui Costa da Silveira. Os interessados na tecnologia podem visitar o estande do Inatel no pavilhão azul da Telexpo, no número D14. (AM)


Texto Anterior: Wi-Fi inaugura serviço pré-pago
Próximo Texto: Alta velocidade é cartada de operadoras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.