São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Microsoft cria portal brasileiro da MSN

MARIJÔ ZILVETI
da Reportagem Local

A Microsoft deve anunciar ainda este mês seu novo site brasileiro com informações on line. O MSN Brasil faz parte da categoria dos portais, supersites que funcionam como porta de entrada para a Internet, oferecendo notícias, serviços, mecanismo de busca e e-mail gratuito.
Seguindo o molde do MSN - Microsoft Network (www.msn.com), o MSN Brasil (www.msn.com.br) já está no ar a título de experiência, com o nome de preview.
Tem notícias de agências, oferece informações sobre o tempo e, para quem viaja e quer acesso a e-mail gratuito, há um link (vínculo) para o Hotmail.

Em testes
O site ainda está em testes, mas o internauta pode pelo menos fazer dessa home page sua página de entrada. Também pode personalizá-lo, escolhendo quais itens quer que apareçam em primeiro lugar na tela de seu microcomputador.
Por enquanto, as notícias on line restringem-se a poucas agências, com informações do dia, negócios e computadores.
O diretor de negócios de Internet da Microsoft, Osvaldo Barbosa de Oliveira, não descarta a possibilidade de oferecer correio eletrônico gratuito em português. O que significa que o Hotmail pode vir a ser traduzido. Essa empresa foi adquirida pela Microsoft no ano passado.
A MSN Brasil oferece ainda serviço de busca em três sites, um americano e dois brasileiros -Excite, Zeek e Cadê?, respectivamente.
A temperatura pode ser mostrada em graus Celsius ou Fahrenheit. Já dá para saber a previsão por cinco dias de cidades como São Paulo. Ao definir a cidade, o internauta deve escolher a região. Existe um quadro para o código postal, mas que, por enquanto, só funciona para endereços nos EUA.
A subsidiária brasileira não tem planos de oferecer acesso de Internet a usuários, como faz a matriz americana.
A idéia, segundo o executivo da Microsoft, é seguir os moldes da MSN dos EUA, adaptados aos interesses do internauta brasileiro. O executivo não confirma se o portal brasileiro terá acesso a salas de bate-papo. O portal brasileiro está hospedado na sede da Microsoft, em Redmond, mas nada impedeque ele venha ao Brasil, diz Barbosa de Oliveira.
O site americano tem salas para conversas on line e vários serviços, entre eles compra de passagens aéreas, de livros (pela ciberlivraria Barnes and Noble), de vídeos e cotações de Bolsas, além de mapas de ruas.
Pelo site americano, o internauta pode verificar a programação de cinemas de todo o país e checar os horários. Para isso, é preciso saber o endereço do cinema e o código de endereçamento postal.
Nesse portal também é possível encontrar endereços e telefones de pessoas nos EUA -ele dá acesso a outras páginas de busca, com listas como a Yellow Pages.

Portais em vários idiomas
Além da versão de testes do portal brasileiro, a empresa aposta em portais para outros idiomas. Barbosa de Oliveira diz que são cerca de 30 novos portais da Microsoft Network que estão em testes.
Entre os portais internacionais da MSN que já funcionam para valer, estão o alemão, o australiano e o francês. Para a versão em espanhol, a Microsoft criou dois portais, um para o público da Espanha e outro para a América Latina.


Texto Anterior: PC e Pixel
Próximo Texto: Navegador captura conteúdo de sites da Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.