São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA DA MULHER

Páginas conquistam o público feminino

free-lance para a Folha

O próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ganha mais fôlego com a Internet. Há mais sites dedicados às mulheres.
A presença feminina também aumentou na rede. Segundo o International Data, em 97, 43% dos usuários no mundo eram mulheres. Neste ano, a previsão é de 51%.
A pesquisa Cadê?/Ibope (www.ibope.com.br) de agosto de 98 diz que 29% dos internautas brasileiros são do sexo feminino. Eram 17% em novembro de 96.
A rede investe no nicho. A idéia é facilitar a vida, oferecendo sites cheios de serviços, conselhos e discussões sobre comportamento, saúde e sexualidade, mas breves em notícias.
Para Ellen Pack, do Women.com (www.women.com), é fato que homens e mulheres têm estilos diferentes de navegar. Eles surfam. Elas buscam. Fácil de navegar, o site prioriza a pesquisa objetiva.

Ousadia
O conteúdo da maioria dos sites quer atrair todo tipo de mulher entre 25 e 49 anos -faixa cobiçada também por anunciantes.
O iVillage (www.ivillage.com) traz páginas para ajudar a internauta a resolver coisas do dia-a-dia -problemas de saúde, família, relacionamento ou negócios.
Voltados para jovens, há os que abordam tópicos delicados (sexo e aborto), com descontração e discurso positivamente ousado. ChickClick (www.chickclick.com), NrrdGrrl! (www.nrrdgrrl.com) e gURL (www.gurl.com) falam também de variedades.
O Estronet (www.estronet.com) é um portal que potencializa o sexo e o relaciona com prazer, saúde e cotidiano em geral. A reunião de sites do Estronet inclui outros do gênero, como o Maximag, no endereço www.maximag.com.
Sites como o de viagens Maiden Voyages (maiden-voyages.com), o de esportes Women" Sports Wire (www.womensportswire.com) e a livraria Women Books (www.womenbooks.com) pedem público mais específico.
Quase todas as tradicionais revistas femininas estão on line, incluindo "Vogue", "Cosmopolitan" e "Elle". Elas não captam tão bem a suposta agilidade na rede -as fotos demoram para aparecer e, na maioria dos casos, são fracas em conteúdo. A maior parte quer, na verdade, chamar assinantes para as versões impressas.
Se o alvo é a estética, o Fashion Icon (www.fashion-icon.com) traz notícias de moda. Em www.fashion.net, há lojas e produtos. Para todos os gostos, o Femina (femina.cybergrrl.com) é um poderoso guia "de, para e sobre mulheres". Traz sites classificados por categorias, que incluem lesbianismo e violência doméstica.
(VIVIANE ZANDONADI)




Com agências internacionais.



Texto Anterior: Correspondência
Próximo Texto: Amamentação tem site na rede
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.