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DIA DA MULHER
Páginas conquistam o público feminino
free-lance para a Folha
O próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ganha mais
fôlego com a Internet. Há mais sites dedicados às mulheres.
A presença feminina também aumentou na rede. Segundo o International Data, em 97, 43% dos
usuários no mundo eram mulheres. Neste ano, a previsão é de 51%.
A pesquisa Cadê?/Ibope (www.ibope.com.br) de agosto de 98 diz
que 29% dos internautas brasileiros são do sexo feminino. Eram
17% em novembro de 96.
A rede investe no nicho. A idéia é
facilitar a vida, oferecendo sites
cheios de serviços, conselhos e discussões sobre comportamento,
saúde e sexualidade, mas breves
em notícias.
Para Ellen Pack, do Women.com
(www.women.com), é fato que homens e mulheres têm estilos diferentes de navegar. Eles surfam.
Elas buscam. Fácil de navegar, o site prioriza a pesquisa objetiva.
Ousadia
O conteúdo da maioria dos sites
quer atrair todo tipo de mulher entre 25 e 49 anos -faixa cobiçada
também por anunciantes.
O iVillage (www.ivillage.com)
traz páginas para ajudar a internauta a resolver coisas do dia-a-dia
-problemas de saúde, família, relacionamento ou negócios.
Voltados para jovens, há os que
abordam tópicos delicados (sexo e
aborto), com descontração e discurso positivamente ousado.
ChickClick (www.chickclick.com), NrrdGrrl! (www.nrrdgrrl.com) e gURL (www.gurl.com) falam também de variedades.
O Estronet (www.estronet.com)
é um portal que potencializa o sexo
e o relaciona com prazer, saúde e
cotidiano em geral. A reunião de
sites do Estronet inclui outros do
gênero, como o Maximag, no endereço www.maximag.com.
Sites como o de viagens Maiden
Voyages (maiden-voyages.com),
o de esportes Women" Sports Wire
(www.womensportswire.com) e a
livraria Women Books (www.womenbooks.com) pedem público mais específico.
Quase todas as tradicionais revistas femininas estão on line, incluindo "Vogue", "Cosmopolitan"
e "Elle". Elas não captam tão bem a
suposta agilidade na rede -as fotos demoram para aparecer e, na
maioria dos casos, são fracas em
conteúdo. A maior parte quer, na
verdade, chamar assinantes para
as versões impressas.
Se o alvo é a estética, o Fashion
Icon (www.fashion-icon.com)
traz notícias de moda. Em www.fashion.net, há lojas e produtos.
Para todos os gostos, o Femina (femina.cybergrrl.com) é um poderoso guia "de, para e sobre mulheres". Traz sites classificados por
categorias, que incluem lesbianismo e violência doméstica.
(VIVIANE ZANDONADI)
Com agências internacionais.
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