São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

Novas câmeras digitais têm mais resolução

EDER CHIODETTO
enviado especial a Las Vegas

A chegada de câmeras digitais amadoras com qualidade de câmeras profissionais foi a grande evolução tecnológica apresentada na feira de fotografia PMAI (Photo Marketing Association International), que terminou no último dia 21, em Las Vegas (EUA).
São câmeras com resolução de 2,1 milhões de pixels por polegada. Pixels são a somatória dos vários pontos (unidades informativas) que formam uma imagem. Quanto mais pixels a câmera for capaz de gerar, melhores serão a resolução e a definição da imagem final.

Salto de qualidade
Até recentemente, a indústria fotográfica tinha conseguido chegar à resolução média de 1,5 milhão de pixels. Esse salto de qualidade está tornando a diferença entre uma câmera profissional e uma amadora cada vez mais tênue.
A partir de agora, aliás, é bem provável que muitos profissionais passem a adotar essas pequenas notáveis para trabalhos pessoais.
A qualidade mais que satisfatória, a praticidade que as câmeras portáteis oferecem e o preço infinitamente menor em relação ao das câmeras profissionais podem ser a chave para abrir um novo filão de mercado.
Mas nem tudo está resolvido ainda. Como os arquivos gerados por essas imagens são muito grandes, a captação e a compactação das fotografias geram um consumo desproporcional de baterias. Ao cabo de poucas imagens, as baterias precisam ser trocadas.

Nova batalha
Essa é a nova batalha tecnológica na qual todas as empresas estão investindo pesado para vencer. Afinal, quem resolver primeiro o problema garante alguns milhões de dólares em vendas.
Quem estiver interessado em comprar essas novas megapixels (assim chamadas porque sua resolução ultrapassa 1 milhão de pixels) deve esperar mais um pouco.
Na velocidade em que essa tecnologia está se desenvolvendo, provavelmente em um ano já haverá solução para baterias mais duráveis. Além disso, passada a febre da novidade, o preço tende a cair.
Na PMAI, Olympus, Nikon, Canon, Ricoh e Konica exibiram seus protótipos dessa geração. Todas devem chegar ao mercado no próximo trimestre. Os preços não foram divulgados.


Eder Chiodetto, editor-adjunto de Fotografia, viajou a Las Vegas a convite da Kodak.


Texto Anterior: Fotografia: Coolpix corta fotos ruins
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.