São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Use programa Format Factory para converter formato de arquivos de áudio, vídeo e imagem

Com tantos formatos de arquivos de áudio, vídeo e imagem disponíveis na internet, um dos maiores problemas que o internauta enfrenta é encontrar aqueles de que necessita.
Um arquivo capturado de um site de vídeos como o YouTube, o Google Vídeo ou o Vimeo, normalmente, não é compatível com o formato do Windows Media Player, do celular ou do iPod.
Muitos programas encontrados na internet fazem a conversão de arquivos entre os principais formatos utilizados.
Um ótimo exemplo é o Format Factory, que possui interface simples e de fácil utilização. O melhor é que é gratuito.
Bastam alguns cliques para fazer a conversão de arquivos. O programa também se destaca por poder ser usado para copiar um DVD para um arquivo no micro ou para extrair músicas de um CD.

Funcionamento
O programa funciona de forma simples. Com alguns cliques, é possível converter vários arquivos.
Na interface do programa existe uma barra vertical, do lado esquerdo da tela, em que você escolhe o formato para o qual deseja converter os arquivos.
Por exemplo, se você quer converter um arquivo de vídeo do YouTube (FLV) para o formato WMV, clique no item Vídeo e, em seguida, Todos para WMV.
Depois, numa segunda caixa de diálogo que é aberta, selecione os arquivos que serão convertidos. Você pode adicionar arquivos individualmente clicando no botão Ad arquivo ou uma pasta inteira por meio do botão Ad pasta.
Ainda nessa tela, você pode ajustar a qualidade dos arquivos gerados clicando no botão Config de saída. Dependendo do tipo de arquivo selecionado, diferentes opções serão apresentadas.
Após escolher os arquivos, pressione o botão OK. Você voltará para a tela principal e poderá escolher a pasta em que os arquivos serão colocados, clicando no botão Opções e informando a pasta apropriada. Em seguida, clique no botão Iniciar.

Desligar o sistema
Se você tem muitos arquivos para converter, pode usar o recurso do programa para desligar o sistema ao término de todas as conversões. Assim, pode deixar o micro funcionando à noite.
Essa configuração pode ser feita também por meio do botão Opções.
Os formatos suportados pelo programa são: AVI, MP4, MPG, FLV, 3GP e SWF, para vídeo; MP3, WMA, M4A, AAC, OGG , WAV e MMF, para áudio; e PNG, BMP, GIF, TIF, PCX, ICO e TGA, para imagens.
O programa roda em Windows XP, 2003, Vista e pode ser baixado no site superdownloads.uol.com.br/download/24/formatfactory.


Texto Anterior: Zeebo já está à venda no Rio
Próximo Texto: Consumo: Brasil recebe netbook com traços feitos por estilista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.