São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

rede social

Sucesso do Twitter surpreende criadores

Avessos a badalações, Biz Stone e Evan Williams relembram trajetória do microblog que, em fevereiro, cresceu a uma taxa de 1.382%

JAMIE DIAMOND
DO "NEW YORK TIMES"

"Ninguém sabe como somos fisicamente", disse Biz Stone, ex-aluno universitário de 35 anos que abandonou o curso antes de sua conclusão, que se veste como um garoto de colégio, incluindo uma velha camiseta preta, uma calça jeans e um par de tênis de cano longo, e que é um dos três cofundadores do Twitter. "Por isso ninguém nos trata como celebridades."
Evan Williams, 37, outro fundador, parecia surpreso com o sucesso da empreitada. Ao se referir a sua irmã, que trabalha como garçonete, ele disse: "Um cliente perguntou, "Você pode me falar sobre esse tal de Twitter?". Se ela dissesse, "Meu irmão é o diretor-executivo", ninguém acreditaria nela".
Stone entrou na conversa. "Eles diriam: "Por que eles precisariam de um diretor-executivo no Twitter? Para dizer às pessoas, opa, seu "tweet" ultrapassou os 140 caracteres?"."
O Twitter é a mais nova sensação pública, e Stone e William fazem parte da nova lista da revista "Time" com as cem pessoas mais influentes do mundo.
Mas o Twitter tem recebido críticas. A empresa não fatura muito, e as pessoas reclamam que o serviço é trivial e autocentrado.
Questionado sobre as críticas, Stone sorriu e disse: "Isso é como se as pessoas dissessem: "Por que carregaria comigo um telefone por aí se eu tenho um em minha cozinha?"."
Em uma recente noite de maio, sentados com amigos no Millennium, um restaurante vegetariano de San Francisco, Stone e Williams dificilmente conseguiram se conter quando falaram a respeito da popularidade do Twitter. Em fevereiro de 2009, o site, que é gratuito, cresceu a uma taxa de 1.382%.
Desde que a apresentadora Oprah Winfrey passou a usá-lo, em 17 de abril, o tráfego no Twitter teve uma alta de 43%.
"Às vezes, pensamos viver em uma edição sofisticada de alguma série de TV", disse Stone, "na qual alguém vai sair de repente do armário e dizer: "Surpresa, pegamos vocês". É como se estivéssemos terminando de pintar uma espaçonave que de repente decola, sendo que estamos presos a ela somente pelas unhas."
Williams concordou. "Todo dia, um de nós diz algo do tipo: "Esqueci de lhe contar uma coisa. A Lua nos chamou e ela quer que nós nos tornemos sua proprietária"."
Williams pediu um aperitivo de ostra frita com farinha de milho e cobertura de gergelim para as pessoas sentadas à mesa, entre as quais se incluíam a esposa dele, Sara, e Kevin Rose, o cofundador do Digg.com.

Lembranças
A conversa passou a ser sobre as invenções de infância. Stone lembrou-se da tentativa de fazer um tanque de oxigênio usando duas garrafas vazias de refrigerante e um tubo plástico, que lhe permitiria respirar debaixo da água.
Evans confessou aspirações sobrenaturais: ele queria voar e tentou fazer umas asas. De quê? Compensados de madeira. Stone voltou os olhos para ele e disse ironicamente: "Essa é a madeira leve".
Stone e Rose "twittaram" durante todo o entardecer. "Saboreando um jantar vegetariano na companhia de @ev e @biz e @others [outros]", escreveu Rose enquanto jantava.
Depois disso, o grupo foi para o bar Bourbon & Branch, onde se sentaram em círculo dentro de uma pequena sala do piso superior, com os rostos iluminados pelas telas de seus iPhones. "No bourbon e branch com um bando de pessoas interessantes", "twittou" Stone.
Williams olhou para ele e disse: "Você escreve "tweets" desinteressantes". Stone não parecia bravo. "Eu não sei o que escrever", respondeu ele.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS

UMA DAMA NO TWITTER
A estrela do cinema Elizabeth Taylor também entrou no Twitter; seu assessor afirmou que a ganhadora do Oscar "está apaixonada e obcecada" pela ferramenta; siga a atriz, cujo endereço é twitter.com/DameElizabeth


Texto Anterior: Formato flip: Celular da Motorola tem duas telas; uma sensível ao toque
Próximo Texto: Notas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.