São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

Cidade antiga é vista com lentes futuristas

KEN JOHNSON
DO "THE NEW YORK TIMES"

A exposição "Banaras: A Cidade Luminosa", sobre Banaras, um antigo centro indiano de aprendizado, no Asia Society and Museum, testa o uso de tecnologias interativas na exploração da experiência museológica.
Usar tecnologia para conhecer dimensões de uma grande cidade seria um jeito ideal para descobrir conexões entre arte, arquitetura, mitologias etc. Mas, aqui, a tecnologia distrai o visitante.
A exibição tem duas partes. Na primeira, há fotos em preto-e-branco. Na segunda, produzida pelo Centro de Pesquisas de Palo Alto (Parc), divisão da Xerox, a cidade é mostrada por meio de tecnologia interativa.
Há todas as formas de sons: músicas, vozes e ruídos eletrônicos. O visitante é atacado por estímulos sensoriais. Um exemplo de instalação: um monitor acoplado a um "jinriksha", táxi puxado por homens, mostra as ruas da cidade. Ao mover a barra de direção, novos ângulos aparecem.
Uma roda de bicicleta programada toca música de acordo com os raios da roda em que o visitante encosta.
Em algumas instalações, há problemas técnicos. O barulho atrapalha. Quando o visitante se concentra, vê que o conteúdo é pobre.
Nada disso, no entanto, quer dizer que tecnologias interativas não possam ser aplicadas com sucesso em museus. A exposição em questão mostra o que deve ser evitado nesse campo.



Texto Anterior: Responsabilidade social é tema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.