UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escute as músicas da boca em sites

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Emitir sons pela boca pode parecer simples, já que se trata de um processo natural da aprendizagem do ser humano. O difícil, porém, é fazê-lo com classe. Para dar o primeiro passo na incursão dos estilos conhecidos como doo-wop, be bop, scat singing e vocalise, o internauta pode começar com um dos mais influentes cantores do gênero: o americano Louis Armstrong (1901-1971).
O site www.pbs.org/jazz/kids/nowthen/louis.html explica como Armstrong popularizou o scat singing, técnica que faz da voz um instrumento musical, substituindo as palavras da canção por fonemas como "bá-badá-badá-bá-bá-bum". Ouça músicas do cantor e trompetista no site oficial www.satchmo.net.
Leia definição do scat singing em www.wikipedia.org/wiki/Scat_singing e em www.hyperdictionary.com/dictionary/scat+singing, ambos em inglês.
A vida e a discografia de Ella Fitzgerald (1917-1996), a grande dama das técnicas vocais, estão em www.ellafitzgerald.com.
Para saber mais sobre Ben Harney (1872-1938) e ouvir suas improvisações musicais, vá a home.earthlink.net/~ephemeralist/harney.html.
Confira o som e a história dos Swingle Singers em www.swinglesingers.com.
Outro estilo de harmonias vocais é o doo-wop. Veja quem são seus principais representantes, como Buddy Bailey of The Clovers, Eugene Church e Richard Berry, em Doo-wop Society (www.electricearl.com/dws).
Ouça músicas do estilo em www.destinationdoowop.com e compre discos na loja virtual especializada no gênero www.doowopshoobop.com.

Chubiduba nacional
No Brasil, com sua versão de "Tutti Frutti", Raul Seixas (1945-1989) já disseminava o "uah-bap-lu-bap-lah-béin-bum", harmonia vocal que deu nome ao seu 20º disco. Ouça a música em www.raulseixas.com.br.
Os Barbatuques, diferentemente dos grupos de técnicas vocais, usam o som do corpo para compor suas harmonias, gênero chamado de percussão corporal. Saiba mais sobre a história da trupe em www.barbatuques.com.br.
Assim como o grupo brasileiro, o The House Jacks também faz som com o próprio corpo. Saiba mais sobre o grupo americano em www.housejacks.com.
O grupo brasileiro Vocalise (www.vocalise.hpg.ig.com.br) é adepto da técnica vocalise, que é o exercício vocal de cantar sobre uma vogal uma série de notas.
Os pioneiros do gênero, contudo, foram Jon Hendricks (www.JonHendricks.com) e Annie Ross (www.bbc.co.uk/radio3/jazz/jazzlibrary/twisted2.shtml).
Atualmente, os expoentes do uso da voz como instrumento musical são Al Jarreau, Bobby McFerrin e Manhattan Transfer.
Fotos e biografia de Jarreau estão no site oficial www.aljarreau. com. Em www.bobbymcferrin.com, ouça músicas de McFerrin. Já o quarteto Manhattan Transfer está em www.tmtfanclub.com.
Experimentações musicais nas quais o próprio corpo é usado como instrumento marcaram o disco -de estilo eletrônico- "Bodily Functions", de Matthew Herbert. Veja mais em www.magicandaccident.com.


Texto Anterior: Ouça ruídos escatológicos
Próximo Texto: Rede ensina técnicas vocais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.