UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transglobe chama a atenção pelo visual, mas oferece pouco espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

O PC Itautec Transglobe apresenta a configuração típica dos PCs básicos -sem gravador de CDs, oferece chip Celeron de 1,8 GHz e 128 Mbytes de memória RAM-, mas seu disco rígido está abaixo da média (tem apenas 20 Gbytes de espaço, dos quais 15,9 Gbytes estão efetivamente livres).
Além disso, o micro veio com um ajuste equivocado: a exemplo do ocorrido com o computador da marca PCI, seu leitor de CDs estava configurado incorretamente e funcionando com lentidão.
O equívoco pôde ser consertado com alguns cliques, mas o usuário novato dificilmente pensaria em fazer a correção: simplesmente conviveria com a lentidão.
A Itautec afirma já ter solucionado o problema nas unidades do Transglobe atualmente disponíveis no mercado.

Expansão
O Transglobe aceita uma placa de vídeo (tem slot AGP) para substituir a péssima aceleradora on-board e oferece três slots PCI.
Infelizmente, um dos slots PCI já é ocupado pelo modem e outro fica bloqueado pelo circuito que reúne as portas USB. Quer dizer: a capacidade de expansão do computador é pífia.

Programas
A coleção de softwares inclui seis meses de acesso gratuito ao provedor America Online, mas o antivírus (Norton 2003) tem atualizações gratuitas por apenas três meses, o que é pouco, e o pacote de programas de escritório (com editores de textos, planilhas eletrônicas etc.) fornecido é o Lotus SmartSuite.
Além de estar ultrapassado (foi terminado em 1999), o Lotus SmartSuite tem uma interface confusa e deixa o micro lento: com o pacote instalado, o carregamento do Windows leva 25 segundos a mais do que se o micro estiver sem o SmartSuite.
Esse problema é o mesmo do pacote WordPerfect Office, que está presente nos computadores da Metron e da HyperData, mas o SmartSuite é ainda pior, pois tem uma interface anacrônica e poluída que não segue fielmente os padrões do Windows. Ambos os pacotes ficam muito atrás do concorrente gratuito OpenOffice.
O teclado é um ponto forte, pois é silencioso e agradável ao toque e combina com a cor preta do gabinete e do monitor (uma tendência no mercado de micros para uso doméstico). Suas teclas especiais, por outro lado, são ergonomicamente ruins: fica difícil diferenciar as funções das 22 teclas, pois todas elas têm o mesmo formato e são descritas por ícones pouco informativos.
De modo geral, o Transglobe pouco se diferencia dos outros computadores básicos disponíveis no mercado, o que o torna menos atraente do que alguns concorrentes mais bem dotados. (BG)


Texto Anterior: Metron combina disco rígido grande e gravador de CDs veloz
Próximo Texto: HyperData traz peças melhores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.