UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais caro, HP possui placa de vídeo embutida de boa qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Se toda regra tem sua exceção, a máxima de que as placas de vídeo integradas (on-board) oferecem mau desempenho também.
A exceção é o computador HP d325, que é o primeiro de grandes fabricantes a trazer uma placa-mãe com boa aceleradora de vídeo on-board.
Isso acontece porque o micro tem placa-mãe baseada no chipset (circuito controlador) nForce, que foi criado pela nVidia -mesma empresa que desenvolve as placas de vídeo GeForce.
Segundo a nVidia, a placa de vídeo embutida tem performance similar à obtida por uma placa GeForce4 MX, que não é a mais rápida do mercado, mas oferece desempenho suficiente para a maior parte dos games atuais.
Essa melhoria tem um custo: considerando que o micro da HP não inclui monitor, a diferença de preço (após a aquisição de um monitor) entre ele e os demais PCs é suficiente para comprar uma boa placa de vídeo.
Um exemplo é a GeForce FX 5200, que custa R$ 400 (www.pixelview.com.br) e é superior à aceleradora embutida no computador da HP.
Seja como for, o usuário poderá acrescentar uma placa de vídeo mais potente ao HP d325 caso isso seja necessário no futuro.
O micro da HP permite que o usuário ligue dois monitores, o que pode ser útil para quem gosta de manter muitos softs abertos ao mesmo tempo.
A capacidade de expansão da máquina está entre as melhores observadas nos micros testados: além do conector AGP, o computador tem três conectores PCI.
Um destaque são os plugues de áudio frontais, que facilitam a ligação de fones de ouvido.
Uma grande fraqueza do HP d325 é que, na configuração testada pela reportagem, ele vem sem modem, e o fabricante não oferece esse componente como opcional. Quer dizer: o usuário precisa se virar (ou contratar um técnico) para instalar um modem -o que, segundo o fabricante, não invalida a garantia do computador.
Se você navega via conexão de banda larga, pode dispensar o modem, pois o d325 vem com placa de rede Ethernet embutida.
A coleção de softwares não é boa, pois inclui apenas o Windows XP. Por outro lado, a versão do Windows instalada é a XP Professional, que tem uma vantagem (pode ser ligada em redes empresariais) em relação à XP Home -presente nos demais PCs. (BG)


Texto Anterior: Luxo: Conheça máquinas de fino trato
Próximo Texto: Computador com Linux tem bons programas, mas operação é difícil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.