UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elegante, eMac fica devendo rapidez

DA REPORTAGEM LOCAL

O computador eMac é o micro Macintosh mais simples. Mesmo assim, ele custa muito mais do que os demais PCs testados. Embora não se justifique totalmente, essa diferença tem algumas explicações: além de não ter fábrica no Brasil, o que aumenta a carga tributária de seus produtos, e de vender seus micros a preços mais altos (mesmo nos EUA), a Apple produziu um computador bem diferente dos PCs básicos.
O eMac tem um processador ruim. Operando a apenas 800 MHz, o PowerPC G4 incluso na máquina é muito mais lento do que os chips dos outros micros. Isso fica evidente no mau desempenho do eMac na gravação de arquivos MP3. A memória RAM e o disco rígido seguem o padrão dos micros básicos, mas o eMac não grava CDs.
As semelhanças (e comparações desfavoráveis) terminam aí. A tela do eMac, por exemplo, é totalmente plana, tem 17 polegadas e resolução padrão de 1.024x768 pontos (contra 15 polegadas e 800x600 pontos dos outros PCs). Isso significa que o usuário tem 63% a mais de espaço para dispor ícones, janelas e documentos. A placa de vídeo, uma GeForce2 MX, também é melhor.
Nada impede que os usuários dos outros PCs incrementem seus micros comprando monitores e placas de vídeo melhores. Mas o sistema operacional do eMac, o Mac OS X, é um diferencial exclusivo da Apple. Além de ter uma interface simples e bonita, o Mac OS X é menos vulnerável a vírus do que o Windows.
Vale lembrar que o Mac OS X não aceita programas do sistema concorrente (o usuário pode instalar uma cópia completa do Windows, mas isso implica gastos adicionais e performance ruim, sobretudo com jogos).
Como o eMac é monobloco (componentes e monitor são integrados), sua instalação é mais simples. Por outro lado, o micro da Apple não permite trocar placas internas -só expandir a memória-, o que pode atrapalhar.
Apesar das qualidades do eMac, seu preço mais alto e sua velocidade inferior à dos PCs o tornam atraente apenas para os usuários que conhecem e preferem os micros Macintosh. (BG)


Texto Anterior: Computador com Linux tem bons programas, mas operação é difícil
Próximo Texto: Canal aberto: Elimine mensagem de erro do Windows
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.