São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

José Antonio Ramalho

Softs editam, convertem e gravam áudio

"Gostaria de saber qual o melhor editor de áudio gratuito para os formatos de música digital MP3,WMA e WAV."
(Silas Velozo)

Resposta - Um programa pago certamente terá mais recursos do que um gratuito, contudo existem vários programas grátis de edição de áudio que podem atender perfeitamente ao usuário que deseja fazer mixagem de sons, capturar áudio por meio da placa de som do computador ou então converter um tipo de formato de áudio para outro.
O Audacity (audacity.sourceforge.net) é um editor de áudio de código aberto (portanto, gratuito) que permite captar, reproduzir e editar sons. Disponível para Microsoft Windows, MacOS X e Linux, o programa permite -entre outras tarefas- realizar gravações em tempo real por meio de um microfone e transformar fitas cassete ou LPs em gravações digitais ou em CDs.
O software também edita arquivos em formato Ogg Vorbis, MP3 e WAV e é capaz de cortar, copiar, colar e juntar sons e faixas de áudio, bem como alterar a velocidade ou o timbre de uma gravação.
O Audacity permite ainda a implementação de programas acessórios (chamados plug-ins) que expandem suas capacidades.
Um exemplo é o Libmad, um programa que transforma áudio salvo em formato MPEG para o formato MP3. Outro programa que vale a pena dar uma olhada é o Audio Editor Pro.
Apesar de ser pago (custa US$ 39,95), esse software dispõe de uma versão de avaliação gratuita, disponível no endereço www.mp3towav.org/Audio-Editor-Pro. Para usá-lo, seu fabricante recomenda dispor de uma máquina com 128 Mbytes de memória RAM, 50 Gbytes de disco rígido, processador Intel Pentium II de 400 MHz ou superior e drive CD-ROM com velocidade de 12x.


Texto Anterior: Fotografia: Impressoras geram imagens à prova d'água
Próximo Texto: Consumo: Siemens VDO HKW-600
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.