São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALTA VELOCIDADE

Conheça serviços de acesso à internet por banda larga disponíveis em seis Estados e no Distrito Federal

Veja algumas opções oferecidas no país

DA AGÊNCIA FOLHA
E DAS SUCURSAIS DO RIO E DE BRASÍLIA

Os principais Estados brasileiros contam com serviços de acesso à internet por banda larga. No Rio de Janeiro, por exemplo, há três principais opções de serviço. O Velox, da Telemar, tem o maior mercado: 99,2 mil clientes. O Velox funciona por meio de uma linha telefônica digital.
No Estado do Rio, o Vírtua, serviço prestado pela TV por assinatura Net por meio de cabos de fibra óptica, só está disponível na capital e tem 23 mil assinantes.
O serviço Ajato, da TV por assinatura TVA, chegou ao Estado um ano antes dos concorrentes, em 2000, mas tem menos clientes (são 10 mil assinantes nos municípios do Rio e de Niterói). Uma vantagem do Ajato é o acesso gratuito ao provedor Ajato Rio. Mas é preciso pagar taxa de adesão.

Brasília
Brasília tem opções de acesso de alta velocidade à internet com as tecnologias ADSL e cable modem. Os preços praticados pelos serviços concorrentes são muito semelhantes (para as mesmas faixas de velocidade). Os principais provedores são a Brasil Telecom, a GVT e a operadora de TV Net.
A Brasil Telecom oferece acesso em alta velocidade no produto Turbo. A GVT, concorrente da Brasil Telecom também no fornecimento de telefonia fixa, oferece acesso à internet em alta velocidade com a mesma tecnologia -ADSL- no serviço Turbonet.
Para usar os serviços da Brasil Telecom ou da GVT, o usuário tem que ser cliente de telefonia fixa de uma dessas operadoras.
A operadora de TV por assinatura Net oferece o serviço Vírtua por meio dos mesmos cabos que atendem aos assinantes da TV. Dessa forma, para ter o Vírtua, é preciso ser assinante da Net.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, terceira economia do país, o meio empresarial impulsiona o avanço da internet de alta velocidade, segundo Flávio Schmeiske, da Rede Networks, de Londrina (PR).
Baseado na tecnologia ADSL, o serviço Velox , da operadora de telefonia fixa Telemar, está disponível em 34 cidades de Minas, incluindo pólos regionais como Juiz de Fora e Governador Valadares.
Já o Vírtua, da operadora de TV por assinatura Net, alcança 26 bairros de Belo Horizonte, grande parte na região centro-sul.
A Way Internet, também do ramo de TV a cabo, oferece banda larga para Belo Horizonte, Poços de Caldas e Barbacena por meio da tecnologia HFC (rede híbrida de fibra óptica e cabo coaxial), que proporciona desempenho semelhante à ADSL.
Há também a opção de conexão via satélite. O serviço Easy Band, da Star One, do grupo Embratel, abrange todo o país, mas só para empresas. Outra alternativa, embora limitada a poucas cidades, é o acesso via rádio. Em Belo Horizonte, a Shark Wireless (www. shark.com.br) fornece o serviço.

Paraná
O mercado de banda larga no Paraná é dominado por três grandes fornecedores. A Brasil Telecom é líder, com cerca de 70 mil usuários do seu serviço de internet rápida, que funciona em 66 cidades e usa a tecnologia ADSL.
A concorrente GVT enfoca clientes corporativos e diz ter 10 mil usuários em 12 cidades. Os preços são iguais em Brasília e Curitiba. A Net, empresa de TV a cabo, se lançou com uma publicidade agressiva para ganhar espaço com a tecnologia do Vírtua.

Bahia
Principal serviço de banda larga da Bahia, o Velox, da operadora Telemar, não está disponível em todos os bairros de Salvador.
Na semana passada, moradores de algumas ruas da Pituba -um dos mais sofisticados bairros da capital baiana- não tinham acesso ao produto. Segundo a empresa, a rede de telefonia necessitava de alguns ajustes técnicos.
O Velox utiliza a tecnologia ADSL e oferece duas velocidades para download: 256 ou 512 Kbps, ambos com 128 Kbps para upload. Em Salvador e nas cidades baianas onde opera -Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro e Ilhéus-, a Telemar cobra R$ 59,10 mensais pelo Velox 256 e R$ 129 pelo Velox 512 (para uso doméstico). Na Bahia, em Alagoas e em Sergipe, existem 32 mil clientes cadastrados.

Mato Grosso do Sul
Campo Grande tem o serviço Aero Networks, que oferece internet de alta velocidade com transmissão de dados via rádio.
Mato Grosso do Sul também conta com o serviço Turbo, da empresa de telefonia fixa Brasil Telecom. Há opções para clientes residenciais, para empresas e para condomínios.

Amazonas
Pioneira na instalação da TV a cabo em Manaus, a Horizon Serviços Digitais instalou cabos de fibra óptica para levar seu serviço de alta velocidade a 10 mil assinantes. O Papalégua usa a tecnologia cable modem.


Texto Anterior: Provedores levam banda larga para as ruas da cidade
Próximo Texto: Intel 1: Empresa lança versão do processador Pentium 4
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.