|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MIDEM
Artistas defendem a internet
Sites independentes desafiam gravadoras
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A 38º edição do Midem - Mercado Internacional do Disco e da
Edição Musical-, realizada em
Cannes (França) entre os dias 24 e
29 de janeiro, discutiu principalmente a sugestão de que artistas
criem os seus próprios sites para a
venda de músicas.
Peter Gabriel e Brian Eno, veteranos do rock, lançaram o manifesto União Magnífica do
Download Digital Artístico
(Mudda). A iniciativa propõe que
os artistas vendam músicas na internet por meio de sites pessoais
ou pela negociação direta com lojas on-line. Peter Gabriel afirma
que "a idéia serve apenas para dar
mais opções aos artistas".
Já as principais gravadoras
-BMG, EMI-Virgin, Sony Music, Universal e Warner- apontaram que a internet ainda gera
mais pirataria do que lucros. Conclusão negada por empresas de
tecnologia. "É que na internet as
mesmas músicas têm preços diferentes. Fica difícil esconder isso
do consumidor", disse Eddy Cue,
vice-presidente de serviços de internet da Apple, durante a sua palestra no Midem.
A Coca-Cola aproveitou o evento para lançar a sua loja musical
on-line. O site mycokemusic.
com estreou com a venda de álbuns pelo equivalente a partir de
US$ 7,97 para os internautas europeus.
Usuários interessados em ouvir
rádio e ver TV no celular também
tiveram notícias. A Nokia colocou
à venda as primeiras unidades do
modelo 7700, que traz também
uma pequena tela de cristal líquido. A fabricante não informou o
preço do produto.
Briga digital
Segundo o site da revista "Macworld", o presidente do Napster
alertou o mercado contra investimentos na loja on-line da Apple, a
iTunes Store. A opinião do executivo é que empresas devem investir apenas em lojas on-line desenvolvidas para o Windows. Isso
porque o sistema tem mais de
dois terços do mercado. A Apple
não comentou o assunto.
(AM)
Texto Anterior: Wi-Fi já tem padrão sucessor em estudo Próximo Texto: Teste USP: Câmera digital tira fotos e transmite vídeos on-line Índice
|