São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM FIO

Tecnologia chegará em 2005

Sistema transmitirá TV para cômodos da casa

YUKARI IWATANI KANE
DA REUTERS

Uma nova tecnologia sem fios, com banda suficiente para transmitir sinais de TV a cabo para uma TV em qualquer lugar de uma casa, deve estrear no mercado já no próximo ano.
O grupo industrial Multiband OFDM Alliance -liderado pela Texas Instruments- afirma que publicará os padrões para a tecnologia em maio. Produtos com a novidade, conhecidos como Ultra Wideband, chegarão em 2005.
Redes Ultra Wideband funcionam com menos energia do que as populares Wi-Fi. Além disso, elas são capazes de carregar uma quantidade de dados maior, como arquivos de transmissão de vídeo e áudio.
Jeff Harris, diretor de desenvolvimento de negócios da General Atomics, disse que um decodificador de satélite ou de TV a cabo equipado com a tecnologia pode transmitir vídeo para qualquer televisor próximo. Desde que a TV esteja preparada para receber sinais Ultra Wideband.
O executivo aponta que os consumidores também serão capazes de transferir imagens de uma câmera de vídeo digital para um computador pessoal por meio da tecnologia wireless. Em escritórios, o Ultra Wideband poderá substituir cabos de tráfego intenso, como os de data centers.
O grupo planeja enviar amostras de chips Ultra Wideband para outras empresas do mercado no quarto trimestre de 2004. A fabricação de produtos deve ser iniciada no começo de 2005. A expectativa é que lançamentos compatíveis com a tecnologia wireless cheguem às lojas na metade do ano de 2005.
O Multiband OFDM Alliance é um grupo industrial formado por mais de 50 membros do mundo todo, incluindo a coreana Samsung Electronics, a japonesa Matsushita Electric Industrial e a finlandesa Nokia.


Texto Anterior: Canal aberto: Como filtrar e-mails amigos no Outlook
Próximo Texto: Animação: Jogos realistas impulsionam filmes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.